Você vive sem o seu smartphone?

Você vive sem o seu smartphone?

É de senso comum que tecnologia vicia, principalmente tecnologia útil. Posso afirmar que de todos os aparelhos eletrônicos que eu utilizo no meu dia-a-dia, o único com que não posso viver sem é o meu smartphone, dá pra viver sem TV, Video-Game, som e se duvidar até relógio e carro, mas juro que se perco de vista o meu bom e velho Google Nexus One, já começo a ficar incomodado.
 
Sabe aquele desespero que dá quando colocamos a mão no bolso e não sentimos o celular? Pois é, se a falta já é tanta quando por um segundo ele não está lá, imagine ter que passar dias sem o aparelho. Claro, não é todo mundo que fica assim, mas pessoas como eu, que mantém suas contas de redes sociais, anotações importantes, agenda, músicas, arquivos, fotos, tudo dentro de um único aparelho, com certeza ficamos perdidos quando a nossa ferramenta principal não está por perto.
 
Já conversei rapidamente com os colaboradores do Vida Móvel Blog e este sentimento parece ser universal. Quem sabe utilizar o smartphone como um bom 'ajudante de bolso' acaba adquirindo uma grande dependência pelo aparelho. Mas isso é só pra quem sabe do que o seu 'bixinho' é capaz, quem usa smartphone como enfeite nunca vai nos entender.
 
Todo dia verifico meus e-mails, ouço minhas músicas, respondo comentários e, claro, faço ligações. Quebrar essa rotina não seria nem um pouco fácil. Até quando estouro meu limite de dados 3G fico procurando em todos os lugares redes Wi-fi, pois vai que eu receba um e-mail importante, uma oferta de publicidade e venha uma fabricante me oferecer um aparelho para review, e estas ofertas só sejam por um dia, justamente aquele dia que estou sem poder sincronizar minha caixa de entrada automaticamente. Chega a dar paranoia.
 
Outra coisa bem interessante é que parece que o nível de tédio do dia aumenta. Passa um segundo que você não tem nada para fazer e não tem ninguém legal a sua volta para conversar, e parece que já se passaram horas. Nossa mente fica apenas focada nas possibilidades do que você poderia fazer naquele momento se o seu querido smartphone estivesse lá, como ouvir aquela música que você tanto gosta, assistir aquele vídeo do YouTube que todo mundo está comentando e até jogar aquele game que só tem no seu aparelho.
 
No trabalho é pior ainda. O nível de produtividade parece até diminuir, pois existem mil e uma tarefas que você podemos realizar com outros eletrônicos, mas só no celular é que é rápido e simples realizá-las.
 
E não há outro eletrônico que vá nos ajudar ou nos entreter mais, notebook e televisão são apenas casos passageiros. Nada substitui o nosso smartphone.

Symbian ainda bate no iOS, por enquanto
Posted: 13 Aug 2011 08:50 AM PDT
Ontem postamos a respeito de uma nova pesquisa feita pela Gartner onde mostrou o óbvio: O Android está vendendo mais que todo mundo, mas um detalhe que vale a pena ser destacado que o Symbian ainda é mais vendido que o iPhone, ou seja, a Nokia continua firme no segundo lugar mundial em smartphones no segundo trimestre desse ano.
 
gartnernokia-20110811
 
Obviamente devemos levar em consideração que o número de aparelhos com Symbian no portifólio da Nokia é imenso e o iPhone são somente 4, se que em algum lugar no mundo ainda é vendido o iPhone 1, vai saber.
 
Estou chegando a conclusão que essas pesquisas são difíceis de acreditar, ou interpretar já que outras empresas já fizeram pesquisas onde mostraram que o Symbian estava em terceiro lugar. Mas de acordo com o Engadget, a Gartner nesse caso mensurou as vendas feitas por cada fabricantes em relação aos seus distribuidores, enquanto outras pesquisas são feitas em cima da quantidade vendida ao usuário final.
 

--

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip