Cadê meu Android?

Seu smartphone foi perdido ou roubado? Conheça aplicativos gratuitos que podem ajudar a localizá-lo, mesmo que você não tenha se precavido antes.




Pode acontecer com qualquer um: você sente um "vazio" no bolso e de repente nota que seu smartphone não está mais lá. Você pode ter deixado ele em algum lugar (no restaurante, no escritório, ou mesmo em casa) ou, pior, ele pode ter sido roubado.

Além do dano material (afinal de contas, um smartphone não custa barato), também há o risco de vazamento de informações pessoais. Se seu aparelho tem aplicativos do Twitter, Facebook, de seu banco ou uma conta do GMail ativa, quem tiver ele em mãos terá acesso a estes serviços, poderá postar mensagens em seu nome e até alterar senhas, "sequestrando" sua vida digital.

O ideal, claro, é recuperar o aparelho. Mas caso isso não seja possível, é necessário ao menos limitar o acesso às suas informações pessoais. Por sorte há aplicativos Android que ajudam em ambos os casos, e alguns deles são gratuitos.

ATENÇÃO: se você conseguir localizar um smartphone que foi roubado, não tente ir atrás dele sozinho, ou você pode se machucar. O ideal é entrar em contato com a polícia e repassar as informações a ela. Um gadget não vale sua vida: mantenha sempre a sua segurança em primeiro lugar.

Prevenção

"Seguro morreu de velho", diz o ditado. Para evitar que estranhos tenham acesso às suas informações pessoais caso seu smartphone seja perdido ou roubado, defina uma senha de acesso. Ela será necessária sempre que você "acordar" o aparelho, e pode ser uma senha tradicional (como uma palavra ou frase), numérica (com até quatro dígitos) ou um padrão de pontos desenhado na tela.

Para isso, vá em Configurações / Local e Segurança / Configurar bloqueio de tela. Escolha o tipo de proteção que quer e siga as instruções na tela. Não se esqueça do padrão/senha/código que definiu, pois ele será necessário sempre que você quiser usar o aparelho, mudar a senha ou para apagar todos os dados e restaurá-lo à configuração de fábrica.

MOTOBLUR, ao resgate!

O pior aconteceu e seu smartphone já era, e agora? Se você tem um aparelho produzido pela Motorola, já tem um localizador grátis. O recurso é parte do serviço MOTOBLUR, integrado à maioria dos aparelhos da empresa.

Para saber onde está seu aparelho, acesse o portal MyMOTOBLUR e faça login com seu usuário e senha do serviço, que você definiu quando criou sua conta BLUR ao ligar o smartphone pela primeira vez. Depois, clique na aba Localize o Telefone e clique no botão Atualizar localização. Após alguns minutos um ponto no mapa indicará a posição aproximada do aparelho, com precisão de 60 metros. Para que isso funcione, o aparelho precisa estar ligado e com o GPS ativo.

motoblur-360px.jpg

MOTOBLUR: grátis em quase todo smartphone Android da Motorola

Você pode também bloquear o telefone remotamente (opção Bloquear Telefone, na aba Apague seus dados). Com isso ele passa a pedir uma senha, que é definida por você, portanto quem estiver de posse dele não conseguirá usá-lo.

Ou, se conseguir localizar o aparelho mas decidir que não vale a pena correr atrás dele, você pode apagar remotamente todas as informações com a opção Apagar telefone (na mesma aba). Infelizmente ela não apaga o cartão de memória, então eventuais fotos e documentos que estejam lá ainda poderão ser acessados.

O "Plano B"

Plan B é um aplicativo gratuito do Lookout Labs que ajuda a localizar um aparelho perdido. O interessante é que ele usa a capacidade de instalação remota de aplicativos do Android Market, o que permite que ele seja instalado em um smartphone mesmo que o aparelho não esteja mais com você.

Funciona desta forma: assim que seu aparelho for "extraviado", acesse o Android Market em um PC (market.android.com) e abra a página do Plan B (basta buscar pelo nome). Clique em Instalar, selecione seu aparelho na lista Enviar para... e clique no botão Instalar. Assim que seu aparelho se conectar a uma rede, seja 3G ou Wi-Fi, o aplicativo será instalado.

A partir daí, e durante 10 minutos, o Plan B irá enviar mensagens para seu endereço de e-mail (o mesmo associado ao Android Market) com as coordenadas do aparelho e sua posição em um mapinha. O primeiro e-mail provavelmente mostrará apenas uma idéia geral da localização, com baixa precisão, mas ela será refinada nos e-mails seguintes.

Se depois de 10 minutos você não conseguir encontrar o aparelho, pode pedir uma nova tentativa de localização. Basta mandar para o aparelho uma mensagem de texto com o comando LOCATE (tudo em maiúsculas). Claro, isso presume que seu SIM Card ainda esteja no aparelho, e que ele esteja ligado.

O Plan B é gratuito, mas não tem recursos como bloqueio do aparelho ou exclusão remota de arquivos. Para isso você precisa da versão Premium de um outro produto da mesma fabricante, o Lookout Mobile Security.

Lookout Mobile Security: 1001 utilidades

Lookout Mobile Security é um pacote de segurança que inclui, além de localizador, um anti-vírus e serviço de backup na web dos contatos e histórico de chamadas no aparelho.

Há duas versões: uma gratuita, com os recursos acima, e a "Premium" (que você pode experimentar sem compromisso por 14 dias), que também inclui backup online de fotos, a capacidade de bloquear ou apagar remotamente um smartphone perdido, navegação segura (que evita que você seja vítima de malware ou phishing via e-mail ou mensagens de texto) e um "Privacy Advisor", que indica quais aplicativos podem estar acessando informações "sensíveis".

Ele funciona de forma similar ao MOTOBLUR: depois de instalar o aplicativo e configurá-lo (você precisará criar uma conta gratuita no serviço MyLookout.com), você pode "esquecer" que ele existe. Se precisar localizar seu celular, basta acessar mylookout.com em um PC ou outro smartphone, fazer login com seu usário e senha e clicar na opção Missing Device. Clique no botão Locate... e aguarde. Se o aparelho estiver ligado e conectado a uma rede, em poucos minutos irá surgir na tela um mapinha dizendo onde ele está. Se você tem a versão Premium do aplicativo aproveite a chance e bloqueie seu smartphone (botão Lock...) com uma senha, para que ninguém possa usá-lo.

lookout-360px.jpg

Lookout Mobile Security: localização e proteção contra vírus

E aí entra em ação um recurso divertido: assim como no MOTOBLUR, a localização não é exata e achar o aparelho ainda pode ser difícil. Mas quando você estiver na vizinhança, clique no botão Scream... para fazê-lo "gritar". O aparelho irá soar uma sirene a todo volume, e aí basta seguir o som.

Como último recurso, você pode apagar remotamente o aparelho (botão Wipe..., apenas nas versão Premium). Isso apaga todos os aplicativos e arquivos da memória interna, restaurando-o ao estado em que estava quando saiu da caixa. Após um wipe o Lookout deixará de funcionar (o aplicativo também é apagado durante o processo), mas pelo menos você pode ter a certeza de que ninguém terá acesso às suas informações pessoais.


--

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip