Steve Jobs ameaçou Google

Steve Jobs ameaçou Google com 'guerra termonuclear' por causa do Android

Walter Isaacson, o biógrafo, escreveu que Jobs ficou furioso quando, em janeiro de 2010, a HTC lançou um smartphone Android com muitos dos principais recursos do iPhone. A Apple entrou com um processo, e Jobs vociferou ao biógrafo que a atitude da Google constituia um "grande roubo".

LEIA MAIS: Steve Jobs se recusou a fazer cirurgia que poderia ter salvado sua vida, afirma biógrafo

- Se for necessário, eu vou gastar meu último suspiro e cada centavo dos US$ 40 bilhões que a Apple tem no banco para reparar esse erro - disse Jobs, segundo a agência de notícias Associated Press, que conseguiu uma cópia do livro antecipadamente - Eu vou destruir o Android, porque trata-se de um produto roubado. Estou disposto a iniciar uma guerra termonuclear por causa disso.

Jobs usou palavrões para descrever o Android e o Google Docs. Em um encontro num café de Palo Alto com Eric Schmidt - então diretor-executivo da Google e até pouco tempo atrás membro do conselho de administração da Apple - Jobs disse que não queria resolver a questão na Justiça:

- Eu não quero o seu dinheiro. Se você me oferecesse US$ 5 bilhões, eu não aceitaria. Eu já tenho muito dinheiro. Tudo o que eu quero é que você pare de usar nossas ideias no Android.

A briga em torno do Android estremeceu a amizade de Steve Jobs com os co-fundadores da Google e com o próprio Eric Schimidt. Segundo o livro "In the Plex" (sem tradução no Brasil), de Steven Levy, os criadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, queriam Jobs como diretor-executivo da empresa desde os primeiros anos da companhia e chegaram a se consultar com o guru no início da Google.

Os dois acabaram tornando-se amigos do ídolo. Sergey Brin era o mais próximo e costumava fazer longas caminhadas ao lado de Jobs por Palo Alto, cidade onde os dois moravam. Já Eric Schimidt, cuja carreira de executivo do ramo da tecnologia remonta aos anos 70, era amigo do fundador da Apple há décadas. A crescente rivalidade entre Apple e Google no mercado de mobilidade acabou obrigando Schimidt a sair do conselho da criadora do iPhone.


--

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip