Venda de celulares deve crescer 15% neste Natal

BRASÍLIA - Com a chegada do Natal, os celulares deverão ser um dos presentes mais procurados pelos consumidores. Com os lançamentos de novos modelos e de smartphones no mercado brasileiro associados à expansão da rede no país, principalmente da 3G, com suas várias possibilidades, o número de usuários deverá aumentar muito este ano e a quantidade de habilitações vai alcançar recordes. O crescimento de celulares em 2011, se comparado a 2010, vai ultrapassar os 15%. A projeção é do consultor e ex-ministro das Comunicações, Juarez Quadros.

LEIA MAIS: Steve Jobs entendia emoções melhor que ninguém, diz biógrafo

A expectativa era que, depois de ter ultrapassado a marca de um celular para cada habitante - em agosto já eram 114,8 celulares para cada 100 habitantes -, a taxa de crescimento começasse a declinar. Mas não é isso que tem se verificado. Depois de crescimentos acima de 20% em 2007 e 2008; o número de celulares no país aumentou 15,4% em 2009, no ano passado cresceu 16,6% e este ano, segundo o diretor-executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), Eduardo Levy, também deverá ficar no mesmo patamar.

O diretor disse que o Brasil já é a quinta maior base do mundo de telefonia celular e, no último ano, considerando os cinco maiores países, o Brasil teve o segundo maior crescimento percentual. O primeiro foi a Índia, que aumentou o número de clientes em 43,2%.

Alguns fatores são apontados por Eduardo Levy para o bom comportamento do mercado:

- Contribuem a melhoria da renda da população, que permite o acesso a certos bens, e o novo comportamento da sociedade, para as classes C e D, com a comunicação e a internet se tornando importantes e até mesmo imprescindíveis. Elas são fundamentais.

Os celulares terão ainda várias aplicações nos próximos anos, e até 2020, deveremos ter um bilhão deles no país. Eles serão usados também para outras aplicações, será "máquina falando com máquina". Levy citou como exemplo chips de celulares que permitirão à Polícia verificar em sua central se aquele veículo dirigido pelo usuário está com o IPVA em dia.

Segundo Juarez Quadros, até as crianças já tem celulares, dados por seus pais, "para avisar a hora em que estão saindo da escola ou quando eles devem buscá-las no cinema". Esses novos hábitos aumentam o potencial do mercado.

- Tem que lembrar que, como sempre, dezembro tem um comportamento atípico, com vendas maiores por causa do Natal. O crescimento de celulares deverá passar dos 15% - disse o consultor.

O consumidor poderá contar com várias opções de aparelhos no comércio neste Natal, a Anatel homologou, somente em setembro, 20 novos modelos de telefones celulares, sendo nove de 3G. E entre janeiro de agosto deste ano, outros 149 já haviam sido certificados pela agência.

A febre dos smartphones atingiu o funcionário público Álvaro Alves. Ele aproveitou a última sexta-feira para trocar seu antigo Nokia, com quatro anos de uso, por um moderno Motorola. Ansioso por usar o novo aparelho, ele aproveitou e fez um novo plano:

- Agora terei internet, e-mail, redes sociais, tudo no celular - disse Alves.

Alessandra Matos, que trabalha com o mercado imobiliário, é uma usuária experiente dos Smartphones e afirma que não sabe mais viver sem eles. Ela está comprando um iPhone e dará seu Blackberry ao filho Danton, de 12 anos.

- Isso é bom porque vou pegar um outro modelo mais completo e meu filho ficará com este que é bom, ele poderá usar até para fazer pesquisas na internet, pode até ajudar no colégio - afirmou Matos.

Até agosto, a base de telefones móveis já havia aumentado 10,4%. A expectativa é que entre janeiro e novembro deverão ser ligados no país mais de 30 milhões de celulares, acima dos 29 milhões adicionados à rede no mesmo período de 2010, segundo estimativas da consultoria Teleco.



--

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip