Nokia desenvolve celular com touchscreen em todas as suas faces

O aparelho, chamado de Nokia GEM, terá aplicativos e botões que podem ser aplicados e personalizados em qualquer área do dispositivo




Nokia GEM (Reprodução)
Nokia GEM
A Nokia deve continuar a investir pesado em nova tecnologia para seus aparelhos - especialmente se eles forem dobráveis e totalmente flexíveis.

Os primeiros modelos apareceram no evento Nokia World 2011, quando a empresa apresentou o protótipo de um telefone dobrável intitulado Kinetic. Agora, para celebrar os 25 anos do Nokia Research Center, a companhia finlandesa lançou um novo conceito de telefone: intitulado "GEM", o dispositivo possui telas touchscreen que podem ser totalmente personalizadas pelo usuário.

"Chama-se GEM (pedra preciosa, em inglês) pelo fato de pedras preciosas bem feitas possuírem vários lados. Além disso, este conceito ainda se parece com uma pedra bruta, que precisa ser polida para chegar a um produto real", explica Jarkko Saunamäki, gerente sênior de projetos da Nokia.

As imagens exibidas no aparelho, seja na tela frontal, parte traseira e laterais, podem se transformar em áreas diferentes de acordo com o aplicativo utilizado. Ao tirar uma foto, por exemplo, ele se adapta àquela função e usa suas superfícies para criar a reprodução de uma câmera fotográfica.

Enquanto a tela frontal é utilizada para visualizar uma página da web, é possível arrastar uma mensagem de texto para a parte de trás e editar o conteúdo. Da mesma forma, durante o uso de qualquer função do smartphone, os ícones podem ser deslizados pelas laterais superiores e outro aplicativo pode ser escolhido, ou até mesmo um novo widget.

"O GEM muda a aparência da câmera para o telefone ou mapa, de acordo com a função que o indivíduo selecionar. Ele pode até mesmo exibir mensagens publicitárias na parte de trás do telefone, mas tanto o verso como a parte da frente do aparelho são interativos, o que torna possível apertar e dar zoom em toda a sua extensão. Isso, claro, sem comprometer a visão dos aplicativos", afirma Saunamäki.

O vídeo da Nokia também mostrou a interação entre aparelhos do mesmo modelo. Os usuários se correspondem por de animações com avatares personalizados que conseguem reproduzir o estado de humor de quem está utilizando o celular.

A função de compartilhamento de arquivos também está presente no Nokia GEM. Para tal, basta arrastar os conteúdos para uma área central da tela e "despejá-los" em outro smartphone. Os itens transformam-se em ícones redondos e emitem sons cristalinos ao serem transferidos.

Apesar da inovação, não há informações por parte da Nokia quanto à fabricação ou vendas do tal aparelho.


--

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip