TIM investe em migração da rede para o IPv6

Por Cibelle Bouças | Valor

SÃO PAULO - A operadora TIM anunciou nesta segunda-feira um investimento de R$ 1,3 milhão em sua infraestrutura de internet para oferecer a versão do protocolo de internet IPv6. O padrão atual de internet é chamado de IPv4 e deve atingir o seu limite de máquinas conectadas no mundo em 2012, com 4,3 bilhões de endereços eletrônicos.

O IPv6 representa cerca de "340 trilhões de trilhões de trilhões" de vezes o espaço disponível na versão anterior. Estima-se que o IPv4 e o IPv6 funcionarão simultaneamente na internet por muitos anos. Mas, no longo prazo, a nova geração de protocolo deverá substituir a anterior.

Desde 2010, operadoras de telefonia e provedores de conteúdo e serviços ajustam sua infraestrutura para que, posteriormente, empresas e governos adotem o padrão IPv6. De acordo com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), de 900 grandes redes que conectam o Brasil à internet, 543 já iniciaram as adaptações. Entre elas, Telefônica, Serpro e UOL.

De acordo com a TIM, a mudança trará ganhos imediatos de escala para o roteamento e transporte de dados, sobretudo em serviços como vídeo e IPTV. O projeto foi realizado em parceria com a Cisco e a Promon Logicalis.

(Cibelle Bouças | Valor)



--

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip