BlackBerry pode ser impedida de usar o nome BBM


Não tá fácil pra ninguém. Nem mesmo pra empresa que um dia já foi a manda chuva suprema no mercado de smartphones, empresa dona do celular que já foi sinônimo de espertofone. Houve um tempo em que quase sempre que  um celular aparecia em algum filme ou seriado, era algum BlackBerry. Um tempo em que víamos propagandas dele por todas as partes e os celulares da RIM com seus famosos teclados físicos eram o que havia em comunicação corporativa móvel. Todos os verbos no passado, perceba.

Hoje eu não vou dizer que a RIM está acabada, ela não chegou nesse nível de emergência ainda, ela não é a a PALM, mas é cada vez mas evidente que a Research in Motion está em uma descida em direção ao fundo do poço que parece mais e mais sem volta. Motivos são muitos e vão de hardware e software obsoletos ás consequências de má gerencia, mas acredito que o maior problema da RIM é o mesmo que atingiu a Nokia por um bom tempo, quase causando sua ruína, e que costuma assolar quem está no topo: acomodação. Por permanecer no dominio de uma areá, um mercado, sozinha e por muito tempo a RIM se acomodou e fez a pior coisa que qualquer empresa de tecnologia pode fazer: parou no tempo. O iPhone veio e a RIM não se mexeu, foi ultrapassada. OAndroid veio e a dona do BlackBarry continuou parada, foi ultrapassada novamente. O Windows Phone está ai se não deixou a RIM para trás ainda, tenho certeza que a empresa já pode sentir o SO da Microsoft respirando em seu pescoço.

A coisa tá feia. Pra comparar eu diria que a coisa está mais feia do que um Uruk-rai dos mais esculhambados. BlackBerrys nem remotamente vendem mais o vendiam nos dias de glória, o Playbook que erá para ser o tablet que colocaria medo no iPad foi umas decepções mais retumbantes do ano, encalhando nas lojas, sendo devolvido aos montes e tendo o preço radicalmente capado.

Dia desses ficamos sabemos que a RIM poderia ter o mesmo triste e indigno fim da PALM e ser comprada por uma empresa maior, no caso o Google ou a Microsoft, que estariam de olho na sua fantástica estrutura de servidores para comunicação que é tida uma das mais seguras e rápidas do mundo. Também andamos lendo boatos nas interwebs que diziam à boca pequena que a RIM estaria cogitando abrir o código fonte do sistema operacional que roda em seus smartphones, o BlackBerryOS. Isso significa que outras empresas poderiam modificar o OS e instala-lo em aparelhos não-BlackBerry. Mesma coisa que a HP planeja fazer com o webOS, alias.

Mas divago, este post é pra falar do prego do dia no caixão da RIM: agora, a empresa pode ser impedida de usar o nome BBM para nomear o seu sistema de mensagens rápidas tão famoso e elogiado. Até então, BBM é usado como um acrônimo de BlackBerry Messenger, o mensageiro exclusivo da empresa, tanto pelos usuários como pela própria RIM. Mas se depender uma empresa canadense chamada BBM Canada, isso pode muito sem em breve.

A BBM Canada trabalha medindo os níveis de audiência de programas televisivos por lá, mais ou menos como uma das funções do nosso IBOPE, e o BBM de seu nome é um acrônimo para "Bureau of Broadcast Measurement" . Ela está tentando das duas uma: OU fazer com que a RIM pare de usar o nome BBM para denominar seu mensageiro OU obriga-la a pagar para que a BBM Canada mude o seu próprio nome, o que não sou especialista mas ACHO que deve sair por uma bolada de grana inacreditável.

Tecnicamente, a BBM Canada teria mais direito sobre o nome, uma vez que o usa desde 1960, BEM antes da RIM começar a fabricar BlackBerrys. Só que isso é estritamente técnico e rigoroso, nem tudo é preto no branco assim.

O caso irá a julgamento na corte canadense em fevereiro de 2012. Vai ser em tempos de Campus Party aqui na terrinha e as coisas vão estar uma loucura completa, mas é bem provável que a gente conte o desenrolar dessa historia toda por aqui.


--

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip