Carrier IQ: o app "dedo duro" presente no seu celular. Veja como eliminá-lo

Um dos aplicativos móveis mais falados da atualidade está sob fogo pesado. Afinal, até onde as empresas podem rastrear você pelo celular?
Carrier IQ / Logo
Carrier IQ
Rafael Arbulu

Isso pode não ser novidade nenhuma para o leitor mais técnico do Olhar Digital, mas vale a menção: seu celular provavelmente está sendo rastreado. Inclusive, tão bem rastreado que registros obtidos por um certo software - o Carrier IQ, de empresa homônima - pode estar, neste exato momento, registrando sua leitura, caso você tenha acessado este texto pelo smartphone, além de marcar cada tecla que você tocar quando for expor um comentário, lá embaixo. O Carrier IQ é, em sua essência, um software que registra TODOS os dados relacionados ao seu comportamento de uso de um celular. Abriu o site do banco? Digitou palavrão no SMS? O Carrier IQ sabe. Abriu um site pornográfico? Ele também sabe.

A capacidade de registro do software é tão aprofundada que o Carrier IQ é capaz de gravar e manter registradas as suas ligações telefônicas. Certamente é algo para se levar em consideração quando se engaja em um papo mais, digamos, caliente com seu cônjuge ao telefone. Alguém pode estar ouvindo, afinal.

A questão é: até que ponto uma empresa tem o direito de manter tanta informação do usuário? A proprietária do software, sediada nos Estados Unidos, defende-se dizendo que o Carrier IQ apenas captura as informações do próprio smartphone e as resguarda em "local seguro", sem revendê-las a ninguém. De acordo com a empresa, as operadoras de telefonia móvel quem pedem para que isso seja feito.

ReproduçãoEntretanto, diversos usuários e analistas de mercado não só não apreciam essa forma de rastreamento, chamando-a de "camuflada" em alguns casos, como há quem já tenha entrado na Justiça contra teles e a própria Carrier IQ. O motivo: o software é instalado no seu smartphone de forma secreta, sem dar ao usuário a opção de aceitar ou negar tal instalação. Isso, aliado ao fato de que as capacidades de obtenção de informação são tão aprimoradas, minaram a credibilidade da Carrier IQ ao ponto crítico.

Pensando nisso, o Olhar Digital leva a questão a você, caro leitor. Na sua opinião, que justificativa a Carrier IQ e as empresas de telecomunicação teriam para usar deste artifício - se de fato o usam - e, mediante justificativa, você acha válido que seus dados sejam rastreados, com ou sem seu conhecimento?

Vale citar: atualmente, temos três aplicativos que são capazes de descobrir se o seu smartphone possui o Carrier IQ instalado. O Logging Test App, para Android, é o mais conhecido, pois oferece tanto a função de identificação quanto a de remoção. O Voodoo Carrier IQ Detector apenas localiza a posição do famigerado software em seu aparelho - função esta também exercida pelo Carrier IQ Detector.

Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

--

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip