Governo da Indonésia ameaça bloquear RIM no país







publicidade

A agência reguladora de telecomunicações da Indonésia ameaçou bloquear os serviços de mensagens e de internet do BlackBerry, da Research In Motion, no país. As alegações são de "ameaça à segurança" com a negativa da empresa de hospedar seus servidores no país. O modelo de operações da RIM aloca todos os dados em data centers no Canadá. Sem um ponto de rede, é praticamente impossível controlar as informações. O governo da Indonésia tem como política o controle estrito da internet e outras redes locais.

Em resposta à ameaça, a RIM se disse "surpresa" e afirmou à imprensa internacional que não entendeu o ocorrido, já que tem cooperado com o governo local e melhorado suas operações no país. "Estamos recebendo mensagens contraditórias da mídia e não é possível que o governo da Indonésia tomaria uma medida que afetaria negativamente milhões de usuários do BlackBerry", afirmou o diretor regional da RIM, Gregory Wade.

A questão se arrasta desde janeiro, quando a RIM fechou um acordo com autoridades da Indonésia no qual se comprometia a melhorar o número de centros de serviços na Indonésia, restringir acesso a conteúdos negativos, como pornografia, auxiliar oficiais a rastrear mensagens e e-mails de criminosos e suspeitos e posicionar um agregador de seus serviços mais perto do território, com a promessa de diminuir custos e acelerar a velocidade das operadoras móveis locais.

Este último compromisso é o que causa discórdia. Enquanto a RIM alega que um data center hospedado "perto da região", sem revelar exatamente onde, atingiria os objetivos do contrato, o governo indonésio afirma que o centro foi construído em Cingapura e quer a mudança para o território nacional.



--

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip