Nokia também entra em shoppings e aeroportos usando Bluetooth 4.0

O Google lançou ontem uma nova versão do Google Maps para Android que inclui posicionamento interno: isto é, ao entrar em aeroportos, shoppings e lojas, você pode ver o mapa do estabelecimento e saber onde você está. A Nokia trabalha em uma tecnologia semelhante, mais precisa, usando um novo protocolo que pode virar padrão no Bluetooth 4.0.

A Nokia trabalha nessa tecnologia pelo menos desde 2007, mas foi no Nokia World de 2010 que a tecnologia ganhou mais espaço, e esta semana a Nokia mostrou um protótipo do sistema funcionando (vídeo abaixo). O IntoMobile explica:

O protocolo usa o Bluetooth 4.0 no celular ou em uma tag, e exige que o local instale pequenos equipamentos de localização no teto. Mas, uma vez em funcionamento, ele permite à Nokia criar mapas 3D extremamente precisos dentro de estabelecimentos – que pode ter precisão de até 21 centímetros. A Nokia espera transformar esta tecnologia em padrão com o Bluetooth SIG, então ela poderia chegar a dispositivos para consumidor até 2013 – a Nokia pode estimular a tecnologia com suas próprias tags ou com seus próprios dispositivos.

Mas por que a Nokia precisa esperar até 2013 para oferecer localização interna, se o Google a fornece agora? É que há uma diferença entre as duas tecnologias. Com o Meu Local (My Location), o Google Maps depende de triangulação de antenas – já que o GPS não funciona bem em lugares fechados – e também precisa que os estabelecimentos enviem o mapa do local, alinhado com o Google Maps, para usuários se localizarem dentro dele.

A Nokia faz diferente: os sensores instalados no teto mapeiam sozinhos o estabelecimento. Só que, claro, isto exige que pequenos equipamentos sejam instalados, o que tem um custo, e eles dependem de uma tecnologia ainda não disponível ao grande público. Isso deve ser questão de tempo: imagino que aeroportos, espaços de convenções e grandes lojas estejam interessados, e em dois anos poderemos vê-la em qualquer aparelho com Bluetooth 4.0 – já que ela deve se tornar um padrão, em vez de ser exclusiva da Nokia. [IntoMobile via The Nokia Blog via Engadget]



--

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip