Windows Phone já tem mais de 50.000 apps, mas isto é o bastante?

Apesar de uma interface elegante, boas opções de hardware, atualizações rápidas e OS veloz e competente, o Windows Phone ainda não decolou. E chega mais um ponto positivo para o sistema: ele já passou dos 50.000 apps publicados no Marketplace, atingindo a marca mais rápido que o Android. Isso pode ainda não ser o bastante.

Charlie Kindel trabalhava na equipe do Windows Phone da Microsoft, e explica alguns motivos pelos quais o Windows Phone ainda está longe de fazer sucesso. Um celular precisa do apoio de três agentes para dar certo: fabricante, operadora e fornecedora do OS. Se as relações entre as três forem tensas, a plataforma não vai para a frente.

Com a Apple, o aparelho e o OS vêm do mesmo lugar, e as operadoras fazem de tudo para oferecer o aparelho, então o iPhone vende bem. No Android, fabricantes e operadoras têm a liberdade de fazer o que quiser: fabricantes fazem os aparelhos que querem e modificam o Android sem muitas restrições, e as operadoras podem colocar crapware à vontade e não são obrigadas a atualizar o aparelho. Então elas promovem fortemente o Android, e ele vende bem.

E o Windows Phone? Nele, a Microsoft obriga as fabricantes a usarem requisitos mínimos relativamente rígidos – tanto que, em termos de hardware (CPU, RAM, câmera) os aparelhos são quase iguais. E as operadoras são obrigadas a atualizar rápido os aparelhos (a última atualização do Windows Phone chegou a todos os aparelhos nos EUA em até seis semanas). Então os dois lados ficam relutantes em promover o Windows Phone – e são eles que decidem o que mostrar aos consumidores. Pouca gente escolhe o Windows Phone porque poucos de fato o oferecem.



--

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip