amsung não vai atualizar o Galaxy S

 Samsung não vai atualizar o Galaxy S para o Ice Cream Sandwich


Se eu não soubesse, diria fácil que a Samsung é mexicana e que adora as novelas de lá. Nos primeiros capítulos ficamos sabendo que tanto o ainda ótimo Galaxy S quanto o primeiro Galaxy Tab não seriam atualizados pra o Ice Cream Sandwich, ou Android 4.0 ou ICS para os íntimos. Depois surgiram boatos de que  a empresa tinha voltado atrás e queestava considerando respeitar os usuários e atualizar os aparelhos, afinal. Só que é da Samsung que estamos falando, então logo o boato foi desmentido. Em vez disso, rumores diziam que a Samsung na verdade prepararia um Value Pack, um conjunto de funções do Ice Cream Sandwich que seriam trazidas para o Android 2.3 Gingerbread, sem atualização de fato.

Então a novela chega no capitulo final, mas ele não muito feliz. Não para quem tem um Galaxy S, pelo menos. Mas imagino que para Samsung seja, afinal ela vai economizar uma baba em pesquisa e desenvolvimento. É que agora sem boatos, sem rumores e sem esse telefone-sem-fio que muitos sites adoram fazer, dessa vez saindo da própria Samsung:

Uma atualização completa para o Android 4.0 Ice Cream Sandwich para o Galaxy Tab (7 polegadas) e o Galaxy S não é viável devido a limitações de hardware. A Samsung permanece comprometida em fornecer a melhor experiência móvel possível a todos os clientes existentes e novos.

O tal do Value Pack? Também não vai acontecer, pelo mesmo motivo.

As "limitações de hardware" se referem àquela historia de que o Galaxy S (e o Tab 7″) não possuem RAM e ROM suficiente pra rodar o ICS, a interface Touchwiz, softwares de video-chamada, e de TV no caso do nosso país, e outros. Não cola, claro. Como sabemos, o Nexus S tem quantidades de memoria muito próximas ao Galaxy S, e no entanto o Nexus já está recebendo o Android 4.0 em vários lugares do mundo atraves de atualizações over the air. Então fica complicado dizer que é culpa do hardware.

O que está cada vez mais na cara é o aquela velha estratégia que todos condenam a Apple por fazer mas todos também igual: deixar o produto anterir obsoleto para empurrar os usuários na direção nos novos. O Galaxy SII (que está as portas de ser updateado) está ai e já começamos a ler boatos sobre o SIII, então do ponto de vista empresarial não faz muito sentido dar motivos para usuários continuarem com os aparelho já comprados. E isso eu até posso entender. Não é a coisa  mais honrada a se fazer, e com certeza não é a mais respeitosa, mas negócios são negócios e não dá pra esperar muita honra aqui.

E mesmo como usuário e dono de um Galaxy S não posso dizer que esteja surpreso. Negligenciar aparelhos antigos, mesmo que nem tão antigos, é prática comum no mundo Android, sempre foi. A falta de pulso do Google com seu sistema causa desde de a festa do crioulo doido que é o estagio da fragmentação hoje em dia a até o conforto que os fabricantes sentem em não se preocupar com atualizações. Isso é inimaginável em ambiente Windows Phone ou iOS, mas por outro lado é um dos motivos que levam o Android a ser tão popular entre fabricantes e operadoras, que não são pressionados a manter nenhum tipo de regularidade nas atualizações.

O que resta? Perceber que o ambiente fechado do iPhones e Windows Phones afinal não é pior podemos enfrentar enquanto usuários, e que ser livre no Android no fim não vale tanto e trás mais mal do que bem. E que, se você estiver disposto a descer a esse nível, sempre pode contar com as custom roms da vida, como a CyanogemMOD.

via [ComputerWorld]


--

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip