Será que ainda há lugar no mercado para as câmeras compactas?

Pesquisas mostram que os smartphones estão sendo cada vez mais usados para fotografia, tirando espaço das câmeras de entrada
11 de Janeiro de 2012 | 16:17h



Reprodução
Lucas Tavares

Há muito tempo o mercado vem discutindo se as câmeras compactas ou "de entrada" ainda possuem lugar no mercado. E a culpa dessas contestações estão sendo jogadas em cima dos smartphones, que estão recebendo cada vez mais melhorias em suas câmeras fotográficas. Para se ter uma ideia, uma pesquisa feita pelo Gartner aponta que houve uma queda de 17% no valor de vendas de câmeras compactas no Reino Unido apenas nos últimos 2 anos - tendência que foi acelerada pelo lançamento do iPhone 4.

Em entrevista para o jornal inglês The Telegraph, Zhelya Dancheva, analista da empresa de pesquisas GfK, disse que "2011 foi o ano em que as vendas de câmeras básicas começaram seriamente a cair". Ela diz que a tendência é influenciada pelo fato dos smartphones estarem sempre em nossos bolsos, além de estarem diretamente conectados à web, permitindo uploads instantâneos de fotos.

Falando em upload, sites de hospedagem de imagens, como o Flickr, tiveram um grande crescimento no número de fotos tiradas usando os celulares. No caso desse site, a Nikon D90, câmera profissional, perdeu a liderança para o iPhone 4, que possui câmera acoplada de 5 megapixels. Outra pesquisa aponta que, em 2010, os estadunidenses utilizam os smartphones para tirar 17% das fotos produzidas naquele ano. Essa porcentagem subiu para 27% em 2011.

Porém, ao que tudo indica, as fabricantes continuam apostando em updates nas câmeras de entrada, como fotografia em 3D, focos inteligentes e até resistência a agua, para tentarem bombar as vendas desse tipo de dispositivo. É o caso da Samsung: "Todas as fabricantes, incluindo a Samsung, precisam focar no valor das câmeras e nos pontos que elas se diferenciam de seus rivais, os smartphones", diz Reid Sullivan, vice-presidente sênior da empresa, durante a CES 2012.

Também podemos considerar os mesmos fatores para dispositivos como GPSs, já que essa função também está presente nos celulares. E, para você, quem ganha essa batalha: smartphones ou câmeras básicas? Deixe sua opinião nos comentários.


--

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip