GSMA e WBA desenvolverão autenticação Wi-Fi via SIMcards

Letícia Cordeiro

A GSM Association (GSMA) e a Wireless Broadband Alliance (WBA) anunciaram nesta terça-feira, 20, uma iniciativa conjunta para o desenvolvimento técnico e comercial de frameworks para roaming Wi-Fi com o objetivo de simplificar a autenticação de dispositivos móveis como smartphones e tablets a hotspots Wi-Fi. A autenticação passaria a ser feita diretamente pelos SIMcards dos dispositivos, sem a necessidade de configuração dos equipamentos pelos usuários, uso de chaves de acesso e outros mecanismos de aquisição e pagamento pela conectividade.

Com base no programa "Next Generation Hotspot" da WBA e na tecnologia "Passpoint certification" da Wi-Fi Alliance, a GSMA estabelecerá os princípios para o roaming Wi-Fi entre os hotspots e as redes de dados móveis das operadoras, de forma transparente para os usuários.

As entidades afirmaram já terem identificado as bases para autenticar automaticamente e de forma segura os dispositivos móveis nas redes Wi-Fi. Agora, o próximo passo é alinhar as diretrizes de segurança, billing, offload de dados, de seleção de redes e configuração dos dispositivos.

A iniciativa reflete o grande interesse das operadoras de todo o mundo por alternativas para escoar o volume crescente tráfego de dados que sobrecarrega as redes móveis, o que o mercado chama de offload de tráfego. O Wi-Fi tem sido uma das escolhas preferidas das teles móveis de todo mundo para esse escoamento. A tendência tem sido seguida de perto pelas operadoras brasileiras. A Oi adquiriu a provedora de hotspots Vex e utilizou o Wi-Fi para aumentar a capacidade de rede e prover conectividade à comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro. Da mesma forma, todas as outras teles móveis no Brasil começam a analisar de perto a tendência.



--

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip