Virando a casaca: ex-googlers criam empresa para acabar com rastreamento de dados de usuários


Virando a casaca: ex-googlers criam empresa para acabar com rastreamento de dados de usuários

Ex-funcionários da gigante criam apps para navegadores que impedem que sites como o Facebook e o próprio Google gravem seus dados




Reprodução
Privacidade
Ironia do destino? Os ex-funcionários do Google, Brian Kennish e Austin Chau criaram uma empresa para acabar com o rastreamento de dados pelas companhias web - inclusive o próprio Google, para quem prestaram serviço por vários anos.

Chamada de Disconnect, a empresa, que também conta com a ajuda do defensor dos direitos do consumidor Casey Oppenheim, lançou um aplicativo que bloqueia o controle dos dados por sites como Google, Twitter, Yahoo e até Facebook. O app já acumula cerca de 400 mil downloads por semana.

A Disconnect tem alguns princípios que guiam a empresa: dados pessoais devem pertencer às pessoas, não às corporações, segundo o Tech Crunch. Basicamente, o sistema é uma plataforma onde os usuários conseguem ter total controle do que fazer com seus dados online. A empresa já conseguiu US$600 mil (cerca de R$ 1 milhão) da Highland Capital Partners e diversos outros investidores.

A ideia de criar uma companhia veio após o sucesso do app para navegadores Facebook Disconnect, que permite que você continue usando a rede social normalmente, mas sem que ela rastreie nenhum dado de sua conta.

Agora, além do Facebook Disconnect, a empresa também possui o Google Disconnect e o Twitter Disconnect, que têm o mesmo objetivo. Ambos foram lançados para que os usuários se defendam das novas políticas de privacidade do Google, que uniram as políticas de todos os serviços em apenas um.


--

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip