Nokia vende 12 milhões de smartphones no 1º tri, mas só 2 milhões de Lumias

Empresa investirá ainda mais em modelos com WP7, já que as vendas dos celulares Symbian estão caindo mais rápido do que o esperado.

A Nokia estima suas vendas de smartphones no primeiro trimestre deste ano em 12 milhões de unidades. Segundo comunicado oficial, divulgado na quarta-feira (11/04), "múltiplos fatores negativos" afetaram o resultado.

A decepção da fabricante ilustra a difícil transição que enfrenta, pois deseja elevar o desempenho de seu atual carro-chefe, os modelos Lumia com Windows Phone 7. Apenas dois milhões deles foram comercializados, o que, embora não seja uma marca ruim, representa pouco em relação ao total de smartphones distribuídos pela empresa.

Para reverter a situação, a Nokia pretende aumentar o investimento na plataforma, a fim de lançar mais produtos da linha – formada atualmente pelos Lumia 610, 710, 800 e 900 – em mais mercados, e reduzir o preço de alguns deles.


A companhia também vai acelerar seu plano de contenção de custos e promover "ações estruturais significativas quando e se necessário".

Como as vendas de smartphones com Symbian estão caindo mais rápido do que o esperado, à medida que a Nokia se depara com um mercado mais acirrado nos países emergentes, a necessidade de se aumentar a popularidade do WP7 cresce. A China, por exemplo, é considerado um país estratégico.

"O resultado obtido nos Estados Unidos e na China serão decisivos, já que eles são os dois maiores mercados de smartphones", afirmou Pete Cunningham, analista do instituto Canalys.

Os aparelhos Lumia chegarão às lojas do país asiático este mês e, no último domingo (8/04), a Nokia deu início às vendas do Lumia 900 na América do Norte. Estas, porém, começaram com um tropeço, pois alguns dispositivos vieram com falhas que, por vezes, impediam a conexão à rede da operadora AT&T.

Segundo o analista, a empresa também precisa fazer com o que o Lumia 610 chegue o mais rápido possível - a previsão é que seja comercializado a partir do segundo trimestre. Como é o mais barato da linha (189 euros), ele ajudará a elevar o volume de vendas, alega Cunningham.

No total, a Nokia espera ter comercializado 71 milhões de celulares no primeiro trimestre, 35% a menos na comparação com o mesmo período do ano passado, quando distribuiu 108,5 milhões de unidades.

(Mikael Ricknäs)

--

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip