Google chama Nokia e Microsoft de 'trolls' e as acusa por deixar celulares mais caros

O Google enviou à Comissão Europeia uma reclamação formal sobre a união da Nokia e da Microsoft. Segundo a gigante das buscas, a união disparou os preços de todos os dispositivos móveis, deixando-os mais caros do que antes do acordo. Nas palavras do Google, as  duas empresas trabalham como "trolls".

Nokia Lumia 800 (em cima e embaixo), e Lumia 710 (esquerda e direita) (Foto: Reprodução)

Nokia Lumia 800 (em cima e embaixo), e Lumia 710
(esquerda e direita) (Foto: TechTudo/Allan Melo)

Nokia e Microsoft firmaram um acordo no primeiro semestre de 2011 que prevê a união de esforços para a disseminação da plataforma Windows Phone, sucessora natural do Windows Mobile nos mercados em que a Nokia atua. A linha de produtos Lumia é resultado do acordo, e foi apresentada mundialmente em outubro do ano passado, durante o evento Nokia World.

De acordo com o Google, a parceria entre as concorrentes no campo dos smartphones culminou com o "aumento dos custos dos dispositivos móveis para os consumidores, criando patent trolls que colocam de lado compromissos que as duas companhias assumiram".

Nokia e Microsoft são acusadas de utilizar empresas desconhecidas e não declaradas formalmente para comprar e gerenciar patentes cujos royalties são pagos pelos fabricantes de celulares. Estariam, portanto, forçando as empresas adeptas do Android a pagar mais por patentes que versam sobre o funcionamento padrão dos celulares.


A Microsoft veio a público questionar a reclamação do Google, dizendo que o criador do Android também "não responde preocupações crescentes de reguladores, autoridades e juízes sobre seu abuso em patentes essenciais". A MS também diz que o Google detém posição dominante no mercado de smartphones, com 95% de publicidade e buscas nesse tipo de aparelho.

Já a Nokia diz que o portfólio de patentes das empresas é gerido de maneira independente, e ressaltou que alguns aparelhos com Android cometem infrações graves relacionadas a propriedade intelectual controlada pela Nokia.

Parece ser o começo de uma nova briga judicial, não?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip