Mesmo com novo Windows na praça, Nokia não abandona celulares Lumia


Uma novidade da Microsoft fez com que os celulares Lumia, da Nokia, lançados no Brasil há cerca de três meses, parecessem ultrapassados. A empresa do sistema operacional de computadores mais popular do mundo mostrou na semana passada o seu Windows Phone 8, programa para dispositivos móveis. Os aparelhos que rodam Windows Phone 7, caso dos Lumia, não receberão a nova versão. Esse sensação de abandono poderia abalar a confiança dos consumidores da Nokia, empresa que aposta em uma parceria com a Microsoft para recuperar terreno nos celulares de maior valor agregado. Vinicius Costa, responsável pela área de produtos da Nokia do Brasil, aproveitou o seminário Tablets & Smartphones 2012, que aconteceu em São Paulo nesta terça-feira (26), para assegurar que a versão 7 do Windows Phone continuará a receber novidades.

Todos os celulares Lumia ganharão uma atualização a partir desta quarta-feira (27). A nova versão será distribuída de forma paulatina - os usuários serão avisados por meio do Zune - software que integra o computador ao celular - quando a versão 7.8 do Windows Phone puder ser baixada. "Os principais diferenciais do Windows Phone 8 envolvem questões de hardware, como compatibilidade com cartões de memória SD, NFC [Near Field Communication, que permite o uso do celular para fazer pagamentos], chips com mais de um núcleo, novos formatos de tela, entre outros", afirmou Costa, enumerando funcionalidades que os celulares Lumia não têm em sua parte física. Ou seja, mesmo que eles viessem a receber o novo sistema operacional, não faria diferença.

A atualização para Windows Phone 7.8 antecipa uma série de novidades apresentadas pela Microsoft no futuro software. Entre esses recursos está o da câmera fotográfica, que vai ter um sistema inteligente para editar fotos em grupo. Com uma espécie de Photoshop simplificado, a câmera tira rapidamente cinco imagens e depois escolhe os melhores sorrisos de quem aparece na foto. Além disso, os bloquinhos característicos do Windows Phone poderão ter três tamanhos para organizar melhor a tela inicial. Outra novidade é um recurso de realidade aumentada, que permitirá ver conteúdo geolocalizado por meio da câmera do celular, como atualizações de redes sociais feitas por celular, por exemplo.

A Nokia destacou que o Windows Market Place já tem 100 mil aplicativos, alguns deles de empresas brasileiras, como Bradesco e TAM. Parte dos próximos lançamentos estará disponivel primeiro para os celulares Lumia. "Fechamos contrato com dez grandes publishers, entre eles Zynga [do jogo Draw Something] e Rovio [de Angry Birds]", diz. A reserva durará dois meses.

Costa reconhece, porém, que o fato de o Windows Phone 7.8 não partilhar o mesmo código do novo carro-chefe da Microsoft vai fazer com que os usuários de Lumia percam algumas ferramentas pontuais, como o Internet Explorer 10 e a possibilidade de instalação de sistemas de criptografia mais seguros, o que dificulta a ação de hackers.

A união Nokia e Microsoft é importante para ambas as empresas, que eram poderosas até a primeira metade da década passada, mas que não surfaram na onda dos smartphones e tablets, fenômeno capitaneado pela Apple.

Segundo a Nokia, foram vendidos 2 milhões de Lumias no primeiro semestre de 2012. Esse número não considera o Brasil, pois a série de celulares foi lançada no final de março. A empresa lançou no País as versões 800 e 710 do aparelho. nas próximas semanas, começa a chegar às lojas a versão top de linha da série, o 900.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip