Novo Windows phone 8,



Ontem a Microsoft anunciou o novo sistema Windows Phone 8 e deu mais margem para a grande discussão sobre a fragmentação dos sistemas mobile. Com respeito a fragmentação muito já havia sido dito, até a Microsoft chegou a desmentir – em off – que o Apollo não rodaria nos atuais aparelhos, mas ontem foi dito o que todos temiam: smartphone com Windows phone atual não serão atualizados para o Windows Phone 8. Ah sim, eu já tinha avisado sobre esse problema no mês passado.

windows-phone-8-screen-640

Fragmentação: existirá ou não existirá?

O anúncio da Microsoft gerou muitas dúvidas sobre a fragmentação. Muitos acham que como terá uma atualização para o Windows phone 7.8 não etá havendo uma fragmentação, mas vale ressaltar que apenas algumas funcionalidades da versão 8 estarão presentes na 7.8. Sério, mudar uma tela inicial para mim não é ficar igual a versão mais nova. Alguns também estão comparando o Windows 7.8 com as atualizações da Apple que tiram algumas funcionalidades dos aparelhos antigos, comparação absurda ao meu ver. Quando a Apple libera a atualização para todos seus aparelhos, somente as funcionalidades limitadas por hardware não funcionam. Mas o sistema é o mesmo para todos os aparelhos. No Windows phone 7.8 isso não irá acontecer: ele é um sistema totalmente diferente do Windows 8. O kernel utilizado na nova versão é outra, ou seja, é impossível que o 7.8 que tem um kernel diferente seja igual ao Windows 8.

Vamos dar um exemplo: suponhamos que você vá em uma loja hoje e compre um smartphone com Windows Phone. Pare e pense: ele nunca terá as funcionalidades do Windows Phone 8, simples assim. Se isso não for fragmentação, então eu deveria parar de escrever sobre esse assunto.

Olhando mais a frente, será que o Windows 8 terá fragmentação? mais ou menos. A Microsoft digamos que já programou a vida útil dos aparelhos: 18 meses. Isso significa que durante um ano e meio seu aparelho será atualizado, depois disso não. Eu não considero uma fragmentação já que você comprou ciente que isso vai acontecer, e cá para nós: 1 ano e meio é bastante tempo para se ficar com um smartphone. Alguém ai foi avisado pela Motorola que o Atrix não receberia o ICS e teria 1 ano e meio de vida? não acho que de para comparar.

Mas isso é uma opinião pessoal, dependendo do ponto de vista isso pode ser considerado sim uma fragmentação. A Apple continua atualizando o iPhone 3GS com as versões mais novas do iOS, mesmo ele tendo um hardware limitado. Mesmo capando algumas funções novas, ele continua forte com mais de 2 anos de estrada.

Sim, há fragmentação. Quer dizer que o Windows Phone é igual ao Android?

Não, não é. Embora esteja claro uma fragmentação no Windows Phone, ela é diferente do que acontece no Android. No Android sempre há atualizações, o problema é que os fabricantes não liberam elas para os usuários. No caso do Windows Phone quem decide isso é a Microsoft. O Windows phone 7.8 virá para todos os aparelhos atuais independente de quem seja a OEM.

Outra coisa: a Microsoft não falou que em momento algum que não terão mais atualizações para os atuais aparelhos. Pelo contrário, depois do Windows Phone 7.8 ainda mais novidades virão para esses aparelhos, para todos os aparelhos. Claro que não devem ser muitas, afinal entre 7.8 e 8 só cabe uma atualização que deverá ser a 7.9.

Resumindo a Microsoft introduziu a fragmentação porém não tão na cara como acontece com o Android.

Com o anúncio do Windows 8 a Microsoft deu uma rasteira na Nokia, dá para ela se recuperar?

O anúncio do Windows 8 foi mais uma facada na já não tão forte Nokia, isso é fato. Atualmente somente a Nokia está investindo no Windows Phone 7.5. Outros fabricantes como a Samsung já havia avisado que só voltaria a fabricar smartphones com o Windows Phone na versão 8. É óbvio que ela e todos as outras fabricantes parceiras da Microsoft sabiam que o Windows Phone 8 iria mudar o Kernel, por isso seguraram os lançamentos. Mas então porque a Nokia não fez isso? Simples, a Nokia precisava desesperadamente lançar algo novo, afinal diferente da Samsung ela não investe em outro OS.  Symbian não conta). Então ela foi obrigada a lançar os seus Lumias e fazer a baita propaganda que foi feita no mundo todo.

Mas agora a coisa ficou feia para a Nokia, ou vai ficar. Quem vai querer investir uma grana alta – no caso do Lumia 900 – em um smartphone que será inferior a toda uma próxima geração? eu não compraria nenhum Windows Phone agora.

Leiam também | Ficha com especificações completas do Nokia Lumia 900

Claro que isso não significa a morte da Nokia, é apenas uma fase. Com certeza ela será uma das primeiras a lançar um novo smartphone rodando o Windows phone 8. Esperem um ou 2 meses que com certeza vai começar a surgir os rumores. Mas será que as vendas dos atuais Lumias foram suficientes para melhorar a imagem da empresa? Continuarão sendo vendidos com o mesmo preço praticado atualmente? nesse caso acharia um tiro no pé.

Gostaria de saber de vocês agora. O Lumia 900 irá chegar logo ao Brasil. Vocês comprariam ele (entre 1500 ~1700 Reais)  mesmo sabendo da fragmentação? Respondam a enquete abaixo!

Note: There is a poll embedded within this post, please visit the site to participate in this post's poll.


Conheçam as novas funcionalidades do Windows Phone 8


Ontem a Microsoft finalmente lançou o Windows Phone 8 – foi o segundo evento grande da empresa já que ela também anunciou na Segunda o seu tablet Surface com windows 8 – o evento que foi realizado para desenvolvedores da plataforma Mobile ocorreu em São Francisco e mostrou todas as novidades da nova versão do sistema, o Apollo.

Adeus Windows CE, bem vindo Windows 8

A mudança mais drástica – do ponto de vista da programação – é a troca do núcleo do Windows Phone. Os mais antigos devem lembrar do Windows CE, uma versão do sistema usada para equipamentos mobile no passado, pois bem, até a versão 7.5, o Mango, o WP usava o kernel desse sistema. A partir da versão 8 o kernel usado será o mesmo do Windows 8 usado em PCs e tablets como o Surface.

Melhores processadores, telas e desempenho

Na prática isso significa que poderemos ter smartphone bem mais poderosos rodando o sistema já que os drivers usados no sistema pai Windows 8 poderão ser usados também no Windows Phone. A empresa já adiantou que os próximo smartphones que virão rodando o sistema poderão usar processadores multi-cores e telas com resolução HD e full HD. Mesmo com diferentes resoluções os aplicativos se adequarão perfeitamente a elas.

processor

A Microsoft fez otimizações para tornar a navegação na internet do sistema mais rápido, atualmente embora o sistema como um todo seja extremamente rápido o navegador ainda fica devendo. O Internet Explorer 10, incluído no Apollo, terá o mesmo motor de renderização da versão para Windows 8. Para mostrar o desempenho o pessoal usou o teste de benchmark SunSpider, que executa instruções em JavaScript, o resultado? o sistema da Microsoft foi mais rápido que o Samsung Galaxy S III, HTC One S e iPhone 4S com iOS 6.

Uma nova tela inicial

A tela inicial do Windows Phone formada por "tiles" atualmente possui duas colunas deixando um espaço vazio preto do lado direito da tela, isso não vai mais acontecer. A nova tela ocupará todo o espaço da tela ganhando uma ou mais colunas de tiles. Interface totalmente inspirada na interface Metro utilizada no Windows 8. Esses novos tiles também serão redimensionáveis, deixando eles bem próximos do que são os Widgets atualmente no Android. Só o iOS mesmo que não tem nada parecido.

tela

Cartão de memória em fim…

Depois de muita reclamação, um dos maiores problemas do Windows Phone atual cai por terra: a partir da versão 8 o sistema irá suportar cartões de memória microSD para armazenamento de aplicativos. Até os dados dos aplicativos poderão ser armazenados nos cartões assim como acontece atualmente com o Android.

Mais aplicativos finalmente.

Eu sei que os usuários do Windows phone falam que a loja está bem servida de aplicativos e não deve nada para a concorrência. Mas quem já usou bastante o Google Play ou a App Store sabe que eles tem que comer muito chão ainda. A Microsoft está disposta a mudar isso. Como o sistema rodará aplicativos com código nativo, desenvolvedores do Android e iOS poderão portar seus aplicativos para o Windows Phone 8 sem reescrever muitas linhas de código. Os jogos ainda serão beneficiados pelos drivers gráficos compartilhados com o Windows 8 e o suporte ao DirectX.

Nokia Maps para todos

A parceria da Nokia finalmente deu frutos para outros fabricantes. A partir do Apollo qualquer smartphone que use o sistema Windows Phone  poderá utilizar o melhor navegador GPS off-line do mercado mobile. Quem já usou um Nokia sabe o quanto faz diferença um navegador off-line de GPS sem precisar ficar dependendo na porcaria de internet 3G que existe no Brasil. Até um live tile do Nokia Maps estará disponível.

nokia_mapas

Melhor recurso de multitarefa

Embora hoje já exista a multitarefa no Windows phone ela não funciona perfeitamente. Por exemplo, caso você use um aplicativo de VOIP como o Skype, no momento da ligação ele automaticamente fecha outros aplicativos que estavam em background, isso não acontecerá mais. Imagine você usando o GPS e de repente uma ligação do Skype simplesmente fecha o aplicativo, ninguém merece.

Reconhecimento de voz

Aplicativos poderão ser gerenciados através da voz, funcionalidade já presente em praticamente todos os sistemas mobile atualmente. Durante a apresentação eles iniciaram e pausaram um trecho da serie Game of Thrones apenas "conversando" com o celular.

Usuários atuais chorem, seus smartphone não serão atualizados.

Depois de muita briga e boatos finalmente veio a confirmação: os atuais aparelhos rodando o Windows phone não serão atualizados para a próxima versão.

A explicação é óbvia. O windows phone evolui muito, mudou de kernel e irá suportar processadores multi-core. Isso por si só impossibilita a atualização. Para não ficarem chupando dedo terá uma atualização 7.8 onde algumas funcionalidades serão acrescentadas nos atuais como por exemplo a nova tela inicial.

As atualizações serão feitas via OTA e a empresa garantiu 18 meses de atualizações para cada aparelhos, a não ser que eu esteja totalmente enganado, mas isso para mim é fragmentação, que me perdoem os fãs boys da marca.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip

Anatel- lei sobre telemarketing

Vendas de smartwatches crescem quase 50% graças à Apple e Samsung