Carisma QBQS é quadri SIM e tem TV analógica

Celular é uma opção barata para quem não precisa de muitos recursos


Avaliação
6,8
299 reais
venkocarisma venkocarisma venkocarisma

nossa avaliação

prós suporta quatro SIM; TV analógica e rádio FM; teclado físico; preço
contras duração da bateria relativamente baixa; tela pequena
conclusão boa solução para quem não precisa de um celular com muitas funções

ficha técnica

  • Processador MT 6253
  • 16 MB + 2 GB de Memória (interna + cartão microSD)
  • 8 MB de RAM
  • Quadri SIM
  • Bluetooth
  • 7h16 de bateria em ligação
  • Câmera de 3.0 MP e câmera frontal VGA
  • TV analógica e rádio FM
  • 5,95 x 11,12 x 1,3 cm
  • 95 g

O teclado inspirado nos BlackBerrys é uma boa pedida para quem dispara SMS com frequência. Mas o alvo do Carisma é mesmo quem fala muito pelo celular e tenta aproveitar ao máximo as promoções para chamadas entre clientes da mesma operadora. O modelo aceita quatro linhas e possui um aplicativo para efetuar as chamadas sempre que possível pelo SIM card da mesma operadora do contato salvo na agenda. No caso de ligações para telefones fixos e números teclados na hora, a escolha da operadora é manual. A tela do aparelho pode ser aproveitada para ver TV. Só é preciso boa vontade para aguentar as imagens ruins que chegam pelo sinal analógico.

Avaliação de Giovana Penatti

De cara, o Carisma QBQS se destaca pela possibilidade de utilizar quatro SIM cards ao mesmo tempo. Ele também tem m discador inteligente, que reconhece a operadora dos contatos e faz chamadas pela mesma, caso o usuário tenha esse SIM. É útil para quem mora e trabalha ou estuda em cidades que têm DDDs diferentes, ou para quem precisa de um SIM de cada operadora por algum motivo.

A interface é simples de usar e bastante intuitiva. Como não tem muitas opções no menu, o aprendizado fica fácil: em alguns minutos de utilização, já se domina as funções. O que pode confundir são as teclas no topo do teclado, que mudam de função de acordo com o que o aparelho está desempenhando, além de acessar cada SIM separadamente. Mas, novamente, é questão de prática.

O teclado físico tipo QWERTY faz com que ele lembre, visualmente, um Blackberry. Mede 5,95 cm por 11,12 cm por 1,3 cm e pesa 95 gramas, ou seja, é um aparelho pequeno e leve. Isso o torna confortável de segurar, mas também dá a impressão de ser frágil, além de ser todo em plástico. A versão que o INFOLab testou é preta, com a tampa da bateria branca. Na parte traseira fica o alto-falante, que tem um design diferente e interessante: são linhas de diversos tamanhos que permitem a passagem do som. Os formatos de áudio que o celular reproduz são AWB, WAV, AMR, MP3 e AAC e, de vídeo, MP4, 3GP e AVI.

Quanto às opções de entretenimento do celular, ele se destaca pela TV analógica, com uma qualidade regular de imagem e de som. Mas, no geral, são poucos aplicativos interessantes: leitor de e-book, rádio FM, e-Buddy (aplicativo para troca de mensagens instantâneas compatível com MSN, AOL e Yahoo), Facebook e Skype, além do player de música e vídeo e de uma versão do famoso e nostálgico jogo da cobrinha!

A tela é pequena, de 2", e resolução de 240 por 320 pixels. Isso não atrapalha a utilização do celular em geral, mas assistir TV ou ver imagens nele não é a atividade mais agradável do mundo.

Apesar de não ter uma câmera potente (apenas 3.0 MP), os diferenciais do Carisma QBQS neste ponto em relação aos concorrentes são os recursos de fotografia (como balanço de branco, efeitos, contraste, atraso, detector de olhos fechados, fotografia contínua e atraso de disparo) e a câmera frontal.

Nas conexões, também figura o mínimo: uma P2 para fone de ouvido (o acessório acompanha), uma miniUSB e Bluetooth. Para inserir o microSD, é necessário remover a bateria e dois dos SIM, o que dá um certo trabalho.

Como era de se esperar, a parte técnica do celular é bastante básica – mas isso não é um problema, já que, pelas funções que ele tem, não é necessário mais: 8 MB de memória RAM e memória interna de 16 MB, além de um cartão de 2048 MB. Com recursos tão básicos, era de se esperar um pouco mais da bateria. No teste do INFOLab, durou 7 horas e 16 minutos em ligação, enquanto outros modelos semelhantes duraram cerca de 10 horas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip