Lançamentos

Iameco: o Tablet ecológico

Nos últimos anos a palavra sustentabilidade passou a ser utilizada praticamente em todos os cantos, setores, segmentos, grupos e frases soltas no dia a dia. Porém, mais do quem uma palavra solta, o conceito por trás dela (de grande importância) passou a ser aplicado fortemente em tudo que conhecemos, desde uma embalagem doméstica até grandes veículos, por exemplo.

E com o tablets não foi diferente, a preocupação ecológica também está ligada a produção dos equipamentos, seja na produção de um dispositivo em especial ou na consciência ambiental que a fabricante do dispositivo deve ter perante a sociedade. Inclusive, quando tais conceitos não são aplicados às fabricantes são alvo de críticas, tanto por ambientalistas quanto por representantes do setor. Em casos como o do tablet Surface, da Microsoft, que recebeu crítica do CEO da Acer, alegando que a produção do dispositivo poderia gerar um grande impacto ambiental.

Enfim, um pouco mais extremista foi a produção de um tablet com moldura de madeira, o iameco, que recebeu esse nome como referência a frase "I am eco", ou "Eu sou ecológico" em tradução livre. O tablet foi produzido com moldura de madeira, e com o objetivo de reduzir o impacto causado por outros equipamentos semelhantes.

O dispositivo foi desenvolvido pela MicroPro em parceria com a  Fraunhofer Institute for Reliability and Microintegration (IZM), da Alemanha. Segundo Alexander Schlösser, cientista responsável pelo projeto, o tablet ecológico foi criado para ter baixo consumo de energia durante todo o ciclo de vida útil. Além disso, 98% dos componentes são recicláveis e ele emite até 70% menos carbono do que um PC comum.

O tablet ecológico utiliza dissipadores de calor, ao invés dos sistemas de ventilação tradicionais. Desta forma, evitam o superaquecimento do aparelho, que converte o calor em mais energia para manter o funcionamento. Isso sem falar, no barulho reduzido. A tela do tablet é de LED, que aumenta em 30% a 40% a eficiência de energia.

O projeto ainda prevê, que no futuro o mesmo dispositivo possa ser equipado com uma nova vida útil, sem a necessidade de trocar todo o equipamento. O iameco já ganhou o selo de sustentabilidade da UniãoEuropeia, o EU Ecolabel.




Toshiba adia lançamento de tablet com Windows 8

Mesmo com o anuncio e confirmação de que grandes marcas vão produzir tablets equipados com o Windows 8, na versão RT, específica para dispositivos com base na arquitetura ARM, algumas dessas marcas ainda estão receosas com relação a data de lançamento dos novos dispositivos.

Apesar de ser vantajoso sair na frente, principalmente no lançamento de um novo sistema operacional (SO), as companhias ainda não definiram ao certo as datas de lançamento de seus tablets, com exceção do Surface, previsto para o dia 26 de outubro, e do ThinkPad, da Lenovo, previsto também para outubro, mas também sem data definida.

Ao contrário do tablet da Microsoft, que já possui data marcada, uma nova informação surpreendeu os analistas de tecnologia. Segundo os sites de notícias, a Toshiba, que está confirmada entre as quatro marcas que irão produzir tablets com Window 8, não fará parte do primeiro lote de fabricantes, que lançarão novos modelos nos próximos meses.

A confirmação foi feita pela própria empresa, que justificou a ausência do novo equipamento devido ao atraso na produção de componentes necessários no dispositivo. Desta forma, fica impossível produzir em tempo hábil e lançar um novo tablet junto ou próximo a data das demais fabricantes.

A companhia japonesa conhecida mundialmente pela produção de diversos produtos eletrônicos, também informou que vai manter o foco na produção de dispositivos com o Windows 8 e que esse tempo servirá para uma boa análise de mercado e receptividade do SO.

A surpresa com relação ao atraso se deu pelo fato da Toshiba ter apresentado no Computex 2012 dois protótipos de tablet, que utilizavam o SO da Microsoft, o que inclusive fez com que analistas acreditassem que a companhia seria uma das primeiras no lançamento.

Até o momento estão confirmados para lançamento de tablets com Windows 8, a Dell, HP, Samsung, Lenovo, Asus e Toshiba.

GameStop aposta na revenda de tablets

As oportunidades de negócios que envolvem tablets não estão só na produção do equipamento ou no desenvolvimento de aplicativo, não mesmo. A cada dia novas formas de ganhar dinheiro através ou com os tablets aumentam, desta vez quem aproveitou do sucesso dos tablets para alavancar vendas foi a GameStop, rede internacional de lojas varejistas de games. Sabe como? Revendendo tablets usados.

Isso mesmo, a rede de lojas, que no passado não obteve retorno satisfatório com a venda de novos dispositivos, agora aposta na venda de tablets usados. Tudo isso porque a utilização do equipamento por jogadores tem aumentado, eles estão passando mais tempo jogado nos tablets do que em casa. Além disso, estão dispostos a investir menos em jogos e consoles.

A estratégia pode render a GameStop cerca de 200 milhões em vendas, segundo o jornal norte americano São Francisco Chronile. Que afirma também, que está é uma alternativa para evitar situações semelhantes como da rede Blockbuster.

Outra forma de ganho são os chamados trade-ins, uma assistência de compra, onde o cliente ganha desconto na compra de um aparelho novo se der em troca o usado.  A companhia reforma esse tablet, inclui jogos e volta com ele para as prateleiras das lojas.

O foco das vendas são as produtos da Apple, consequentemente o iPad, que por sinal é o dispositivo mais usado para jogos. Porém, a GameStop foi uma das primeiras a vender o Nexus 7, tablet da Google, e é possível fazer um trade-in do iPad de primeira geração para Nexus 7, sobrando créditos para compra de jogos e até um console usado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip