Veja como deve ser o novo aparelho da BlackBerry

Dispositivo com BlackBerry 10, criado para desenvolvedores, deve sofrer poucas alterações até chegar ao consumidor final
divulgação
BlackBerry Logo



Nesta quinta-feira (23/08), durante evento em São Paulo, a BlackBerry apresentou mais alguns detalhes sobre o novo sistema operacional da fabricante, o Blackberry 10. Entre as novidades, os executivos da empresa apresentaram imagens do BlackBerry Dev Alpha, um aparelho produzido especialmente para os desenvolvedores que estão trabalhando em aplicativos da plataforma.

Tanto o aparelho como os detalhes sobre o sistema operacional já haviam sido revelados em maio, durante a conferência anual da companhia. Mas, esta foi a primeira vez que os desenvolvedores brasileiros tiveram contato com smartphone e o software. No entanto, vale a pena relembrar alguns pontos, pois o aparelho e a plataforma devem sofrer poucas alterações até chegar ao consumidor final.

O hardware

O BlackBerry Dev Alpha tem tela de 4.2 polegadas e resolução de 1280 x 768 pixels, 1 GB de memória RAM e 16 GB de armazenamento interno, segundo o Engadget. O aparelho possui slot para cartões microSD e microSIM e tem uma porta de mini HDMI. No topo do aparelho há um espaço para carregar o dispositivo, inserir um fone de ouvido e, na frente do smartphone, existe uma câmera ao lado do alto falante. Já a parte traseira é feita do mesmo material de borracha do PlayBook e é bastante fácil de manusear.

Reprodução

Reprodução


O software

Sobre o sistema, os executivos fizeram questão de mostrar alguns detalhes interessantes da nova plataforma, como o teclado preditivo touchscreen. Apesar da RIM ser famosa por sempre levar teclados físicos aos seus aparelhos, o protótipo de smartphone, que rodava o BlackBerry 10, não vinha com QWERTY. Ao invés disso, o dispositivo ganhou um teclado sensível ao toque que conseguia prever as palavras a serem digitadas, baseado em um histórico do usuário. Alguém que usa muito a palavra "friend", por exemplo, ao digitar a letra F, recebe a sugestão da palavra, que pode ser inserida no texto com apenas um toque. O sistema de deletar palavras também ficou mais fácil, basta arrastar o dedo à esquerda para que a última palavra se apague.

Reprodução

Outra novidade apresentada foram os comandos baseados em gestos que permitem que o usuário deslize entre os aplicativos sem a necessidade de apertar botões. Durante a apresentação, um dos executivos exibiu o novo sistema mudando rapidamente de um aplicativo para mensagens BBM e emails. Conforme os apps e widgets eram abertos, eles ficavam empilhados um em cima do outro, mas bastava um gesto rápido para que todos se organizassem como um baralho de cartas para serem selecionados individualmente. Este sistema é o que eles chama de "espiada", pois é possível saber o qeu está acontecendo com outros apps dando uma olhada no canto da tela.

Reprodução

Por fim, a empresa exibiu um dos recursos mais legais do novo sistema operacional: um app nativo de câmera fotográfica. A novidade dá a possibilidade de editar imagens na hora, o que o torna perfeito para realizar reparos rápidos em uma imagem. Se uma pessoa piscar na foto, por exemplo, é possível, através de uma linha do tempo, voltar alguns segundos da foto para o momento em que a pessoa estava de olhos abertos.

Reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip