BlackBerry 10 pode arriscar seu futuro com nova plataforma

Infraestrutura parece promissora, mas é completamente incompatível com o sistema BES existente; clientes podem acabar reconsiderando sua estratégia móvel

A principal vantagem que a RIM tem  – e, possivelmente, a única coisa que a manteve no jogo até agora – é a infraestrutura BlackBerry Enterprise Server (BES). Mas, se os novos dispositivos BlackBerry 10 (BB10) não funcionarem com a plataforma atual, a empresa pode matar o BB10 já em sua chegada.

Galen Gruman explica em detalhes o caos que aguarda o lançamento do BlackBerry 10. O atual BlackBerry Enterprise Server - BES 5.0.3 - está acabado, exceto por uma atualização de manutenção que irá migrá-lo ao BES 5.0.4. Os BES existentes não serão capazes de gerenciar o BB10, e os clientes serão obrigados a migrar completamente para a nova plataforma de uma só vez - incluindo a exclusão dos BES existentes e  suas substituições - ou terão que executar uma infraestrutura BB10 em paralelo ao atual sistema e gerenciá-los simultaneamente.

A nova plataforma parece promissora. Em maio, eu escrevi o seguinte depois de assistir a apresentação principal do CEO da RIM, Thorsten Heins,na BlackBerry World, em Orlando:  "O BlackBerry 10 parece capaz e inovador o suficiente para excitar os usuários do BlackBerry e manter o no BlackBerry jogo? Sim, creio que sim".

Eu mantenho essa afirmação. No entanto, o que eu não esperava era o BB10 ser completamente incompatível com o sistema BES existente. Por si só, BB10 parece ser uma plataforma móvel que vale a pena. Mas, se as empresas que dependem de dispositivos móveis do BlackBerry tiverem que acabar com sua infraestrutura BES e começar tudo de novo, ficarão propensos a considerar outras opções, como Android, iOS ou Windows Phone.

Há uma série de empresas que estão fortemente investindo na plataforma BlackBerry. Eles possuem smartphones da RIM implantados e a infraestrutura do BES no local, e estão realmente esperando que a companhia possa mudar as coisas com o BB10. A fragmentação do BES entre as plataformas BlackBerry atuais e as de próxima geração é decepcionante, e pode fazer com que muitos desses clientes reconsiderem sua estratégia móvel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip