iPhone 5 usa nano-SIM

Apple apresentou o iPhone 5, o mais novo modelo de smartphone da empresa. Embora ele traga uma série de novidades em relação ao modelo anterior, o celular também tem algumas desvantagens. Uma das coisas que já esperávamos (mas que a Apple não fez questão de falar durante a coletiva) é o nano-SIM que o iPhone 5 usa. No lugar do micro-SIM dos aparelhos atuais, o novo modelo do iPhone tem um formato menor e que não é compatível com o anterior – não é possível nem cortar o chip.

4G no Brasil? Not so fast.

A pior desvantagem do novo aparelho para brasileiros é que os modelos que a Apple apresentou não são compatíveis com o 4G LTE do Brasil: as frequências usadas são diferentes. De acordo com essa tabela publicada no site da Apple, o iPhone 5 tem 3 modelos: o A1428 e dois modelos de A1429 (um GSM e outro CDMA). Todos funcionam em frequências de LTE variando entre 700 MHz e 2100 MHz. No Brasil as operadoras vão operar o 4G na faixa dos 2600 MHz.

Existem, então, duas possibilidades: a Apple pode anunciar no futuro um novo modelo do iPhone 5, especificamente para ser compatível com o 4G LTE que as operadoras brasileiras estão trabalhando atualmente (o que eu duvido) ou vender por aqui o modelo A1428 do aparelho, que é o único dos três que suporta o LTE 700. Essa faixa ainda é usada para TVs analógicas aqui no Brasil e só vai ser leiloada para uso do 4G LTE em meados do ano que vem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip