Texas Instruments desiste de fabricar processadores para smartphones e tablets

A Texas Instruments anunciou num encontro para investidores que está desistindo do mercado de processadores para smartphones e tablets. Também conhecida por suas calculadoras avançadas, a TI está em busca de "mercados mais estáveis e lucrativos no longo prazo" e vai focar seus esforços na produção de processadores para dispositivos embarcados.

Os processadores ARM da TI estão em vários smartphones e tablets, como Galaxy Nexus, Motorola RAZR, Nokia N9 e Kindle Fire. Mas a empresa parece não estar conseguindo competir com a gigante Qualcomm, que está produzindo chips poderosos como o Snapdragon S4 Pro. Outras empresas, como Apple e Samsung, estão desenvolvendo seus próprios chips em vez de contratar fornecedores como a TI.

Era uma vez um processador Cortex-A15 chamado TI OMAP 5

Como lembra o GSMArena, os processadores TI OMAP têm uma grande desvantagem em relação aos chips da Qualcomm: eles não possuem modem 3G/4G integrado, então os fabricantes de smartphones e tablets precisam utilizar chips adicionais, que acabam consumindo mais energia e aumentam os custos de produção.

A partir de agora, o foco da Texas Instruments estará no desenvolvimento de chips para o mercado de dispostivos embarcados, que inclui clientes industriais e fabricantes de carros. A fabricante texana vai continuar oferecendo suporte para seus atuais clientes, mas não se sabe até quando.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip