Magazine Luiza lança chip

O Magazine Luiza começa a vender nesta terça-feira, 23, nas lojas da rede, o Chip Luiza, chip co-branded lançado em parceria com a operadora Claro: pré-pago, ele garante aos usuários, pelo mesmo preço de um chip convencional da operadora - cerca de R$ 10 -, acesso ilimitado às redes sociais e ao site da rede varejista, além de conta de e-mail e de outros benefícios financeiros, como recarga em dobro.

Magazine Luiza desenvolverá conteúdos e ofertas específicos para essa plataforma, valendo-se inclusive da possibilidade de uso da tecnologia smart message, que agrega interatividade ás mensagens SMS: por exemplo, a possibilidade de aceitar ou não uma oferta, informar-se mais sobre ela, e mesmo realizar diretamente uma compra.

Frederico Trajano, diretor de marketing e vendas de Magazine Luiza, projeta para o próximo ano a venda de um mínimo de um milhão de Chips Luiza. O celular, ele crê, constituirá o principal canal de contato entre empresas e consumidores, mas não substituirá integralmente as lojas físicas: "Será um híbrido entre canal de vendas e meio de comunicação capaz de levar clientes a essas lojas".

Mas, com o Chip Luiza, destaca Trajano, Magazine Luiza não passa atuar como MVNO (sigla de operadoras móveis estabelecidas por empresas de diversos segmentos - inclusive de varejo -, a partir da compra de grandes pacotes de tempo ou de dados das operadoras): "A Claro proverá tráfego de voz e dados, nós cuidaremos dos conteúdos e dos benefícios para os usuários", ele detalha.

Concebido pela agência LOV, o projeto do Chip Luiza exigiu mais de um ano de preparação, negociações e desenvolvimentos. "Chips conseguem atualmente estabelecer relacionamentos muito duradouros, as pessoas trocam de celular mas mantêm os chips", observa prevê André Piva, CCO da LOV, que agora seguirá atuando na administração do menu da nova plataforma, e no desenvolvimento das campanhas destinadas a seus usuários. "Sem dúvida essa será a maior plataforma de chips co-branded da América Latina", prevê Piva.

Desenvolvida pela agência Etco Ogilvy, a campanha de divulgação novo chip começa a ser veiculada no início de novembro. E esse projeto, lembra Trajano, inclui entre seus fundamentos a convergência entre os públicos da Magazine Luiza e dos celulares pré-pagos: em ambos, predomina a Classe C.

Atualmente, diz Fiamma Zarfi, têm contas pré-pagas 81% dos 63 milhões de clientes da Claro, que já mantém algumas operações de chips co-branded (por exemplo, com o clube Corinthians).

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