Algumas coisas que você deve saber sobre BlackBerry


No Brasil o BlackBerry está sendo muito vendido não só para usuários corporativos mas também para a população em geral. O BlackBerry possui um sistema com uma usabilidade super amigável  e muitas das coisas são auto-explicativas. No entanto  existem algumas coisas que você deve saber sobre este smartphone para tornar o uso mais agradável e também para aproveitar melhor. Abaixo segue uma lista dos principais pontos que você deve saber e se você souber outras dicas se sinta a vontade para postar nos comentários.


Seu Número PIN

Cada BlackBerry no mundo tem um número em hexadecimal único chamado de PIN. O PIN está para o BlackBerry assim como o CPF está para um brasileiro, ou seja é um número que não pode ser mudado mesmo se você trocar seu cartão SIM. Quando você ganha  ou compra um BlackBerry novo umas das primeiras coisas a se fazer é descobrir qual é o seu número PIN. Para descobrir isso é muito fácil, você precisa ir em: Opções -> Status e clique nesta opção. Na tela de status você pode ver qual é o seu número PIN.
Algo que talvez você não saiba, é que cada vez que algo é enviado ou recebido no BlackBerry o seu número PIN é utilizado. Por exemplo, se você estiver navegando na Internet, enviando e recebendo e-mails ou no batendo um papo no BlackBerry Messenger ( apelidado de BBM) o seu PIN estará sendo utilizado. Você não precisa saber muito desta parte técnica, mas é bom você saber o seu número PIN, pois você pode colocar no seu cartão de visitas, trocar com outros colegas ou clientes para manter uma conversa por bate-papo ou e-mail.
Só para você saber o poder do PIN, se você conhece o número do seu amigo vamos supor ao escrever um e-mail para ele a partir do blackberry no lugar do endereço de email você simplesmente coloca o PIN e pronto. Algo interessante é que no envio de email  ao utilizar o PIN ao invés do endereço de email sua mensagem vai direto de BlackBerry para BlackBerry sem lentidão. Outra vantagem é que quando sua mensagem é entregue no BlackBerry destino, você recebe uma pequena confirmação de que sua mensagem  foi entregue.
Uma comunicação de PIN-para-PIN também é útil no mundo corporativo. Tudo isso porque enviando uma mensagem PIN direta nem o servidor da sua empresa nem os servidores de e-mail da sua conta são utilizados. Assim em caso de estes servidores ficarem fora do ar você poderá continuar sua conversa.

Utilize seus dedos polegares

Um dos erros que um novato comete ao utilizar o BlackBerry é não utilizar os dedos polegares mais conhecidos como “dedões”. O BlackBerry foi projetado para ser utilizado com os dois dedos polegares. Utilizar outros dedos, ou utilizar apenas um polegar não é a maneira mais eficiente e rápida para digitar no teclado do blackberry, pois é muito lento. Para saber como digitar mais rápido clique aqui. Caso você queira saber alguns atalhos secretos do BlackBerry clique aqui.

Execute o Assistente de Configuração

Quando você pega o seu BlackBerry e liga pela primeira vez, uma das primeiras coisas executadas é o assistente de configuração. Muitos dos apressadinhos pulam este assistente para utilizar o aparelho o mais rápido possível, no entanto ao fazer isso pode incorrer em dor de cabeça depois, primeiro que o sistema pode vir todo em inglês, a data e o horário errados e com isso ocasionar um desperdício de memória do aparelho.
O assistente de configuração realiza muitas funções, mas a mais importante é remover pacotes de idiomas que você não precisa. Um BlackBerry novo geralmente vem com vários idiomas diferentes. Cada pacote de idioma consome uma porção de memória do BlackBerry. Se você, por exemplo, vai digitar em Português do Brasil, então tenha certeza de selecionar este idioma durante o assistente de configuração, pois o assistente apagará as línguas que você optar por não utilizar.
Este processo libera uma boa quantidade de memória para a instalação de outros aplicativos ou para salvar suas mensagens de e-mail. Se você não utilizar o assistente de configuração, todos os pacotes de idiomas ficarão por trás dos panos consumindo a memória do seu smartphone. Outro ponto a observar fora o consumo de memória é que o assistente de configuração ajuda a configurar outras partes do BlackBerry como por exemplo a configuração de uma conta de e-mail.

Segurança

O BlackBerry é o smartphone mais seguro no mercado. Sua tecnologia está muito além de outros modos de encriptação de segurança  e é o aparelho escolhido pelo FBI (serviço secreto dos Estados Unidos) se isso é bom para eles sem dúvida que será bom para você também. Muitas das conexões que o BlackBerry cria, principalmente os corporativos são encriptadas garantindo total sigilo no tráfego de suas informações pela rede de celular e Internet.

Compre um cartão de Memória

Hoje em dia com tantos arquivos de multimídia, vídeo, músicas, etc. O BlackBerry Media Player pode tocar a maioria dos arquivos de áudio e vídeos. Se você quiser utilizar todo este poder, o uso de um cartão de memória é altamente recomendável.
Se você não tiver um cartão de memória você pode encher o espaço da memória interna do aparelho muito rápido. Se a memória interna do BlackBerry chegar ao limite o sistema começa a apagar mensagens de email velhas, entradas na agenda, contatos do catálogo de endereços, etc. Isso é um mecanismo de auto preservação. Outro problema é que com a memória no limite, o aparelho pode ficar lento, algumas coisas simplesmente param de funcionar do jeito desejado etc.
O melhor modo de não ter estes problemas é comprar um cartão de memória do tipo MicroSD (igual aos de câmeras digitais). Quando o cartão é inserido o BlackBerry já identifica e começa a salvar suas fotos etc. diretamente no cartão e não no aparelho.
Se você tem dúvidas em qual cartão de memória comprar, clique aqui.

Utilize seu BlackBerry como um Pendrive

Se você tiver um cartão de memória do tipo microSD no seu BlackBerry e você conectar seu aparelho no computador (Windows, Linux ou MacOS) com um cabo USB o  BlackBerry mostra a mensagem: “O dispositivo está conectado a um computador. Deseja ativar o modo de armazenamento em massa? O acesso a outros recursos pode ser limitado”, se você clicar em SIM o seu BlackBerry aparece como um novo disco igual ao pendrive.
Este é o modo mais rápido para copiar músicas, vídeos e fotos para seu BlackBerry, mas algo importante  também é que permite você salvar todos os documentos que você quiser, arquivos do Word, Excel, pdf etc.

Economize tempo com o AutoTexto

O AutoTexto é uma função nativa do BlackBerry. É um sistema que monitora o que você digita, e então ele alterna a palavra que você digitar por uma nova quando você aperta o espaço. Por exemplo, se você digitar “aon” ao invés de “ano”, o BlackBerry substitui o “aon” com “ano” na mesma hora que você apertar o espaço.
O sistema de auto texto pode realmente aumentar muito sua velocidade de digitação, porque ele pode completar certos caracteres especiais automaticamente. Um exemplo é quando você tem que digitar a palavra “não”, pois você precisa apertar os botões “n” + segurar a letra “a” e rolar o trackball para procurar o til e depois apertar a letra “o”. Ter que procurar o acento demorar mais para digitar, pois você tem que utilizar o tackball ainda. No BlackBerry você simplesmente digita “nao” sem acento e dá um espaço e o BlackBerry se encarrega de colocar o til para você.
Existem ainda algumas outras funções no AutoTexto que podem economizar ainda mais tempo na digitação. Por exemplo, quando você está escrevendo um email para alguém pedido para ligar para você. Ao escrever, por favor, me ligue no número “mynumber” , o BlackBerry substitui o “mynumber” pelo número do seu aparelho. Outra dica é ao digitar “mypin” ou em português também funciona ao digitar “meupin” + , o BlackBerry colocar o seu PIN automaticamente. Outra dica é digitar “myver” + , se alguém perguntar seu modelo de BlackBerry e qual sistema operacional você usa, simplesmente digite myver e aperte espaço.
Se você for em opções no seu BlackBerry e acessar a função AutoTexto, você verá todos os textos automáticos pré carregados. E nesta tela você também poderá adicionar novas palavras no auto texto.
Por exemplo, porque não deixar o BlackBerry digitar a maioria das coisas por você? Vamos supor que você é uma pessoa do mundo dos negócios muito ocupada, que gosta de acompanhar os casos discutidos já depois de uma reunião. Você pode digitar um email completo como “Foi um prazer reunir com você hoje. Vou acompanhar os casos que você colocou em pauta, mas, por favor, me avize se eu lhe puder ajudar com algo.” e depois você cria uma entrada no AutoTexto chamada de “aaa”. Assim quando você já estiver dentro de um táxi você digita, “Olá Mariazinha.” e depois “aaa” + . E pronto, o BlackBerry coloca o texto todo pré programado por você.

Atalhos na digitação

Existem ainda outros atalhos para acelerar o modo que você digita no BlackBerry.
  • Pressionando duas vezes o o BlackBerry coloca um ponto final para você.
  • Segurando uma letra, ela fica maiúscula automaticamente.
  • O blackberry também deixa uma letra maiúscula logo após um ponto final. Ou no começo de um parágrafo.
  • No navegador ao digitar o endereço de um site o vira o ponto.
  • Quando você digitar um endereço de email o primeiro vira o “@” e os subsequentes viram pontos.

Baixe e instale o BlackBerry Desktop Manager

Você pode utilizar o seu BlackBerry normalmente sem a necessidade de instalar algum tipo de software no seu computador, especialmente em ambientes corporativos. No entanto, em ambientes domésticos, é muito interessante instalar o BlackBerry Desktop Manager em seu computador. Ele permite gerenciar muitas coisas no BlackBerry, como copiar vídeos e músicas (além de converter os formatos para a forma correta automaticamente), sincronizar seu catálogo de endereços e agenda, instalar aplicativos, atualizar o sistema e muito muito mais.
Se você estiver utilizando o Windows clique aqui e baixe agora o Desktop Manager, instale a versão completa com o Media Manager a versão 6 está aqui. Para usuários do Mac veja a versão disponível aqui. E para quem utiliza o Linux também existem alguns aplicativos para fazer a sincronização com o BlackBerry o mais famoso é o Barry clique aqui e baixe. Você tem mais dúvidas em utilizar o DM (Desktop Manager)? Clique aqui e confira o manual em inglês.

Baixe e instale o BlackBerry Master Control Program

O BlackBerry Master Control Program apesar de ser um aplicativo não oficial da RIM é muito útil. Com ele você pode realizar várias operações de manutenção em seu aparelho, como: criar arquivos alx e jad, realizar backup e restauração, upgrade e downgrade do sistema operacional e muito mais. Clique aqui e confira o artigo que preparamos sobre este software para seu computador.

Instale alguns aplicativos úteis em seu BlackBerry

Indicar qual aplicativo instalar ou não instalar realmente é algo muito complicado, pois depende do perfil de usuário. Um aplicativo financeiro que pode ser super útil para um empresário pode não ser para um adolescente no colegial. Mas vamos tentar abordar aqui aplicativos mais genéricos que podem ser útil para a maioria dos usuários. Confira a lista:
  • Google Maps – O Google maps acredito que dispensa apresentação, você tem acesso a todos os mapas, localização, funciona em conjunto com o GPS do BlackBerry, etc.
  • Viigo – Este aplicativo é um super portal e um canivete suíço, não pode faltar no seu BlackBerry, tem leitores de rss, previsão do tempo, podcasts e muito mais.
  • Vlingo – Um aplicativo gratuito que permite você conversar com seu BlackBerry ao invés de digitar.
  • Facebook – Este aplicativo as vezes vem instalado no BlackBerry por padrão, mas se não tiver baixe pois é de graça.
  • WorldMate Live – Muito útil para mochileiros e pessoas que gostam de viajar.
  • Ilha Celular Superstore – Este aplicativo fornece acesso a todos os aplicativos pagos e gratuitos disponíveis no IlhaCelular.
  • UberTwitter – Sem dúvida o melhor aplicativo para utilizar o Twitter no BlackBerry, com uma imensidade de opções.
  • Google Mobile App – Este aplicativo na realidade é uma ponte que fornece acesso a vários aplicativos para BlackBerry fornecidos pelo Google.
  • Google Sync – Este aplicativo sincroniza toda sua agenda e contatos no Google com o BlackBerry e vice-versa, muito bom.
  • Site Laucher do BlackBerry Brasil – Com este aplicativo você acessar o BlackBerry Brasil direto do seu BlackBerry.
  • WordPress for BlackBerry – Com este aplicativo você pode gerenciar todo o seu Blog a partir do BlackBerry.
  • GPSLogger – Para quem gosta de GPS e geolocalização como eu, este aplicativo não pode faltar. Você ativa ele e dá uma volta de carro, com isso ele grava todo o seu trajeto. Em casa você pode descarregar o arquivo em KML direto no Google Earth e ver o caminho que você fez.
  • Data Backup – Faz o backup da sua lista de contatos, agenda, emails, tarefas, etc.
  • Cisco SpeedTest – Verifica a velocidade da rede de sua operadora.
  • BOLT – Navegador de sites que mostra a página realmente como é sem perdas.
Realmente a lista é grande, e existem muitos outros aplicativos, estes são apenas alguns.  Aqui no BlackBerry Brasil tem uma lista gigante, dê uma navegada e uma vasculhada que você encontra muita coisa. Se você tem uma empresa e deseja baixar aplicativos para aumentar sua produtividade confira o artigo que preparamos aqui. Mais aplicativos você pode conferir no site Ilha Celular.

Personalize seu BlackBerry

O BlackBerry ao contrário de outros smartphones, permite uma customização e personalização profunda. Assim o BlackBerry pode realmente ser único e com isso estar de acordo com o seu estilo. O modo mais rápido de começar a personalização é por trocar o toque (o ringtone), depois o papel de parede ou ainda você pode instalar um tema. Isso mesmo, o BlackBerry permite a instalação de temas, que alteram as cores, fontes, estilos, papel de parede, ícones e muito mais de forma rápida e fácil. Só para você ter uma idéia vá em opções -> Tema e confira alguns que vem junto com o aparelho. Você pode baixar muitos outros, aqui no BlackBerry Brasil existe uma lista imensa.
Você ainda pode personalizar a parte física do aparelho, trocando a carcaça ou ainda colocando uma skin que é um tipo de adesivo ilustrado.

Mude o idioma do seu BlackBerry para Português

Muitos aparelhos BlackBerry vêem com o idioma padrão em inglês, em virtude do pessoal comprar no exterior o aparelho. Para trocar o idioma para o Português confira nosso bê-a-bá sobre o assunto aqui.

O BlackBerry tem a Tecnologia “Push”

O BlackBerry se auto-sincroniza continuamente por meio da tecnologia push. O software BlackBerry Enterprise Server ou Desktop Redirector “pushes” (“empurra”) ou redireciona os novos e-mails, atualizações de agenda, documentos e outros dados direto para o usuário por meio da Internet e da rede de telefonia celular. Algumas das facilidades são apenas para clientes corporativos, mas algumas outras como a sincronização de email, estão disponíveis para todos os tipos de usuários.
Para usuários corporativos ainda tem outra tecnologia chamada de BlackBerry Mobile Voice System, que consiste basicamente em concentrar as chamadas para o telefone do escritório no mesmo BlackBerry de uso pessoal, por assim dizer. Você pode estar viajando no Japão e se alguém ligar para o seu escritório ou para seu ramal, você pode atender diretamente no seu BlackBerry pela rede Wi-Fi. Dentro do escritório você pode tranferir uma chamada do BlackBerry para seu telefone de mesa e vice-versa. O BlackBerry Mobile Voice System é um sistema que roda em um servidor em conjunto com um PABX com IP.

Saiba o significado de BES e BIS

BES significa BlackBerry Enterprise Server, software que liga o servidor da empresa ao aparelho. A conexão através do BES é super segura e criptografada o que tem levado alguns países árabes a reclamar, pois eles não podem ter acesso as informações. Só para termos idéia do tamanho da segurança e da criptografia dos dados, o BlackBerry é o aparelho utilizado pelo FBI (serviço secreto americano).
BIS significa BlackBerry Internet Service, antigamente era chamado de BlackBerry Internet Server, tem a mesma função do BES, mas com algumas limitações. Geralmente este é o serviço para BlackBerry que as operadoras oferecem para todos os usuários. Ao contratar um plano com uma operadora, você pode assinar o pacote de Internet que é mais ou menos como é para outros smartphones ou pode assinar somente ou não o serviço BIS. Este serviço garante acesso a tecnologia push para emails, utilização do BlackBerry Messenger etc. No entanto se você assinar somente o BIS você não pode acessar sites na Internet, na maioria das vezes, pois dependendo do plano, o serviço BIS garante apenas o acesso a algumas tecnologias disponíveis apenas para o BlackBerry. Só para ilustrar, os Diretores e Gerentes que desejam manter contato com seus filhos ou familiares através do BlackBerry Messenger, o plano BIS é ideal pois não é necessário que o usuário compre uma licença empresarial.
Vamos tomar como exemplo a operadora TIM, no site em serviços para BlackBerry existem 3 tipos de planos. O BlackBerry Ilimitado que permite acesso a Internet, o BlackBerry Light que permite acesso aos serviços mas não a Internet e por último temos o serviço BlackBerry assinatura zero, parecido com o ilimitado, mas cobrado por mega byte trafegado.

Lista de outras palavras do mundo BlackBerry que você deve saber

  • BB = BlackBerry
  • Berry = BlackBerry
  • CrackBerry = BlackBerry (o nome crack vai na frente em alusão a droga crack que tem alto poder de vício)
  • App = Application ou aplicativo, os programas especialmente feitos para o BlackBerry
  • DL =  Download, ou baixar
  • DM =  Desktop Manager o software gestor do aparelho que é instalado no computador
  • IM =  Instant Message, algum programa de bate-papo
  • BBM =  Blackberry Messenger um serviço de bate-papo especial para o BlackBerry, um tipo de MSN a grosso modo
  • RIM =  Research In Motion (a fabricante do BlackBerry).

As conexões que um BlackBerry pode ter

A conexão depende da operadora, plano e o modelo do aparelho, mas geralmente costuma ser: BES, BIS, Wi-fi, WAP e TCP-APN. O BES e BIS são sistemas desenvolvidos especialmente para BlackBerry. Como falamos acima o BIS pode ser contratado através da sua operadora. A reede WAP é normalmente utilizada quando nem o sistema BES ou BIS foram contratados. Já a rede Wi-fi é disponibilizada pelas redes domésticas como escritório e aeroporto. A  rede TCP-APN é a conexão direta que normalmente vem configurada quando o aparelho é comprado direto da operadora. Em conexões TCP e WAP o tráfego não passa pelo BIS ou BES, por isso, a utilização é cobrada à parte (não incluso no pacote ilimitado).

Busque Ajuda

Como última dica se você tiver dúvidas ou quiser saber mais, busque ajuda. O BlackBerry Brasil é uma rede de comunicação que provê uma enormidade de meios para contatos e interação entre usuários. Se você tem dúvidas, problemas, quer saber mais ou quer simplesmente ajudar,  a forma mais rápida é participando do nosso fórum nos endereços http://blackberrybrasil.com.br/forum ou http://forumblackberry.com.br sempre poste seus comentários nas seções corretas de forma organizada. Isto facilita a procura e  também a agilidade na ora de responder. Para usuários que postam comentários em seções erradas, temos que mover os comentários, às vezes apagamos e ainda usuários que persistem em fazer “bagunça” são banidos. Então mantenha tudo em ordem.
Outra coisa que você deve saber é aqui no Blog, leitores que fazem comentários em artigos sobre assuntos diferentes, colocam links para outros blogs etc, tem o comentário sumariamente deletado. Assim procure sempre fazer seus comentários estritamente relacionado com os assuntos dos artigos para não incorrer em seu comentário ser apagado e com isso sua dúvida não ser sanada.
Outra forma de buscar ajuda é através do twitter do BlackBerry Brasil no endereço http://twitter.com/blackberrybr para dicas rápidas e curtas é a melhor opção. Evite tirar suas dúvidas por email, pois raramente respondemos, pois os emails são apenas para contatos comerciais, anúncios, parcerias, envios de dicas e artigos etc. Por último mas não menos importante tem os grupos de usuários por regiões, que você pode conferir aqui. Outras redes para participar estão no menu lateral aqui do Blog.

Parabéns!

Se você leu este artigo até o final, meus parabéns, você subiu sem dúvida uns 100 degraus na cadeia evolutiva de um usuário BlackBerry! :)   E também descobriu o poder envolvido em um BlackBerry e o que ele pode fornecer de facilidades. Este artigo foi preparado para todos os iniciantes em BlackBerry para saírem de sua condição de “iniciante”. Também para usuários mais avançados este artigo pode ser útil para tirar dúvidas de alguns pontos. Continue ligado no BlackBerry Brasil que sempre informações úteis para você são publicadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip