Anatel quer evitar bloqueio de celular comprado no exterior


iphone
A caça aos "xing-lings" no Brasil não deve gerar problemas a quem comprar celulares que, embora originais, ainda não tenham homologação da Agência Nacional de Telecomunicações.

Nos últimos dias foi anunciado que aparelhos piratas não conseguirão mais fazer ligações no Brasil, porque todo telefone sem homologação será bloqueado. O problema é que não são apenas os falsos que carecem de aval da Anatel: pode-se trazer um celular do exterior comprado em uma viagem, por exemplo.

Também há o caso dos turistas, que vêm ao país e adquirem chips pré-pagos durante a passagem por aqui. Isso afetaria diretamente eventos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos.

Questionada pelo G1, a agência contou que todo o sistema de ativação de chips será testado antes da implementação. “Quanto aos terminais adquiridos no exterior, sejam eles com ou sem uso, mas ainda não certificados no Brasil, estão sendo estudadas soluções alternativas, tendo em vista que o Brasil será sede de grandes eventos internacionais”, informou.

Mesmo assim, a Anatel recomenda que sejam comprados apenas celulares já homologados, mesmo que tenham sido adquiridos no exterior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip