Governo dos EUA quer aposentar BlackBerry


Cada vez mais esquecido entre consumidores e empresas, os smartphones BlackBerry estão perto de serem abandonados também por seu mais notável e célebre usuário: o Departamento de Defesa dos Estados Unidos.
O Pentágono divulgou no último dia 22 seus planos de contratar um fornecedor para construir um sistema que irá gerenciar e proteger “pelo menos” 162 mil aparelhos que rodam o Android e iOS, com o “desejo” de que também seja capaz de lidar com os aparelhos da RIM. Esse sistema deve ser capaz de ser expandido para controlar até 8 milhões de dispositivos, diz o departamento.
No documento em que apresenta seus planos, o Pentágono afirma que este será “um passo significante para entregar segurança em comunicações móveis”. Como os telefones a serviço do Departamento de Defesa dos EUA operam em uma rede independente, o plano também abre as portas para que as plataformas mantidas pelo Google e Apple sejam adotadas também pelo exército dos EUA.
Para os canadenses da Research in Motion, empresa responsável pelos smartphones BlackBerry, a notícia não é das melhores. De acordo com os dados relativos ao ano fiscal de 2011, encerrado em março, o mercado dos EUA representou 47% das vendas da companhia, com o Departamento de Defesa abocanhando uma boa parte desta fatia. Na atual realidade, perder um cliente deste porte pode ser fatal.
Curiosamente, uma das vozes que jogam contra os aparelhos da RIM no governo dos EUA pode ser a do presidente Barack Obama. Entusiasta do iPhone, por questões de segurança teve que abandonar seu querido telefone ao assumir o comando do país, rapidamente substituído por um BlackBerry devidamente protegido pelo departamento de segurança. Mas, reza a lenda, sempre que tem uma chance volta para seu onipresente e onisciente telefone da maçã.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip