LG Optimus L7 é opção de baixo custo com Ice Cream Sandwich

Apesar do sistema avançado, smartphone sofre com processador single-core fraco




Optimus L7


Usuários de Android têm um grande problema. As atualizações do sistema do Google não chegam a todos os smartphones e muitas vezes é necessário ter um dos mais potentes - e, consequentemente, caros - do mercado para rodar uma versão atualizada da plataforma.

O Ice Cream Sandwich, por exemplo, foi lançado em 2011 mas roda em poucos aparelhos. A maior parte deles não recebeu atualização após o 2.3 (Gingerbread), e quem quiser o 4.0 precisa desembolsar uma boa quantidade de dinheiro em um dispositivo novo.

A LG tenta solucionar em partes esse problema com o Optimus L7, um smartphone intermediário e relativamente acessível que já sai de fábrica com o Ice Cream Sandwich. Mas nem tudo vai bem no dispositivo e ele sofre com algumas limitações principalmente em relação ao hardware.

Design

O Optimus L7 é bastante bonito. Ele é retangular, fino e leve - pesa 122 gramas e tem 8,7 milímetros de espessura.

Apesar de parecer meio desconfortável, ele não é: a parte traseira é curvada e se encaixa bem na mão. Ele também é praticamente imperceptível no bolso, principalmente por ser bem leve.

Reprodução
Optimus L7 na cor branca

Ele tem acabamento de plástico e poucos botões - um home na parte inferior da tela, um acima para ligar e um no canto esquerdo para controle do volume.

A LG colocou uma excelente tela de 4,3 polegadas com imagem de qualidade e cores vivas. A resolução é de 800x400. A bateria tem uma boa duração - 1700 mAh. Ele conta ainda com entrada para cartão microSD que fica perto da bateria, na parte interna do dispositivo.

Hardware e Software

Existe uma falha no Optimus L7 e ela está no processador. Ele conta com um Snapdragon SoC single-core de 1GHz que é pouco potente para rodar um sistema como o Android 4.0 - ele seria ótimo para o Gingerbread, mas não é para o Ice Cream Sandwich. Isso prejudica bastante o desempenho do telefone e, com 512MB de RAM, não é difícil ele ficar lento ou dar umas 'engasgadas' na hora de rodar algum app.

Praticamente tudo fica lento por causa do processador - as fotos demoram para serem tiradas, abrir apps também leva algum tempo. Um jogo que não é dos mais pesados, que é o Jetpack Joyride, estava até jogável, mas com momentos de lentidão típicos de smartphones com processador mais fraco e com menos RAM, mas com uma versão mais leve do Android.

Em relação ao software, ele tem praticamente o Ice Cream Sandwich desenvolvido pelo Google com pequenas adições da LG. A tela inicial chega a lembrar o Gingerbread, mas ao entrar na área destinada a todos os apps ou até mesmo na parte de notificações você percebe que está rodando um Android 4.0.

A tela de bloqueio recebeu um tratamento especial da LG. Para desbloquear o telefone, toque em qualquer parte da tela e um círculo surgirá. Mova o dedo em direção a uma das extremidades do círculo para abrir a tela inicial. O mesmo acontece com os ícones que ficam na parte de baixo dela para acessar rapidamente alguns recursos do telefone.

A câmera traseira tem apenas 5 megapixels e grava em 640x480, o que é uma desvantagem em relação a alguns outros dispositivos que se encontram na mesma categoria. Ativá-la exige alguns segundos por causa do processador lento. Já a frontal é uma VGA comum sem grandes novidades - qualidade de foto relativamente baixa, mas pouco diferente do que é encontrado em outros aparelhos básicos.

A LG se propôs a entregar um smartphone com o Ice Cream Sandwich a um preço baixo - ele custa R$ 999 desbloqueado - e o Optimus L7 é exatamente isso. Mas, apesar de ter uma tela de boa qualidade, ele conta com falhas, como um processador fraco para rodar uma versão avançada do sistema operacional do Google, o que faz com que ele tenha desempenho bastante baixo e seja lento.

Pelo seu preço, pode ser uma boa opção para quem quer ter o Android 4.0 mas não pretende gastar muito, mas suas falhas podem fazer com que seja melhor considerar outras opções, como até mesmo um telefone que ainda tenha o Gingerbread que esteja na mesma faixa de preço.

Reprodução
Optimus L7 na cor preta


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip