Nokia traz laboratório de aplicativos móveis ao Brasil em 2013

Nokia Asha A Nokia divulga nesta quarta-feira, 21, um plano de ações para fomentar os ecossistemas de Windows Phone e Serie 40 no Brasil. O destaque é o anúncio do mLabs, laboratório para desenvolvimento local de aplicativos móveis, que será projetado a partir de 2013.

A chegada do mLab Brasil é resultado de um acordo entre Nokia, Governo Federal e Inatel. Além disso, no próximo biênio, a empresa investirá mais de R$ 20 milhões em ações junto aos desenvolvedores de aplicativos para Windows Phone  e S40. 

Segundo comunicado, a verba será destinada a dar continuidade aos programas de incentivo e treinamento em universidades, que já começaram a ser feitos no primeiro semestre. Os investimentos são voltadas à comunidade desenvolvedora, estudantes, pequenas empresas e consumidores.

"A Nokia nunca viveu um momento tão rico em sua relação com desenvolvedores como agora", afirma Almir Luiz Narcizo, presidente da Nokia do Brasil. "O ecossistema Windows Phone segue aumentando rapidamente, enquanto os esforços com o S40 são promissores", diz.

mLab 

O laboratório, que ficará no Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações), em Santa Rita do Sapucaí (MG), oferecerá treinamentos e cursos para interessados em desenvolver para as plataformas utilizadas pela Nokia, além de funcionar como uma incubadora para pequenas e médias empresas do setor. 

"O mLab Brasil junta-se a outros projetos da empresa no País com fundo social e empreendedor, como o Instituto Nokia de Tecnologia (INdT) e a Fundação Nokia de Ensino, que já formaram milhares de profissionais capacitados para o mercado", afirma Narcizo.

A iniciativa foi originanmente criada pela Nokia em conjunto com o governo da Finlândia, com o intuito de fomentar e desenvolver laboratórios e incubadoras locais para criação de aplicativos móveis, normalmente em parceria com universidades. O projeto, que já opera na Armênia, Paquistão, Quênia, Vietnã e África do Sul, também busca dar suporte a pequenas e médias empresas que querem expandir seus negócios e a conexão entre empreendedores digitais.

Crescimento de ecossistemas

Para promover a chegada dos primeiros aparelhos Nokia com Windows Phone 8, o Nokia Lumia 920 e o Lumia 820, a Nokia começa este mês o treinamento de desenvolvedores na evolução da plataforma da Microsoft e amplia as parcerias com universidades pelo Brasil.

"No Brasil, Windows Phone é sinônimo de Nokia, na seara dos desenvolvedores. Graças ao suporte técnico e a estrutura prestados aos parceiros, pudemos alcançar o maior nível de interesse que já registramos em qualquer uma de nossas plataformas", comenta Daniel Rocha, diretor de Developer Experience da Nokia do Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip