Nova tecnologia quer aposentar controle remoto



Reprodução
Eye tracking
Imagine ter o poder de silenciar a televisão apenas levando o dedo indicador à frente dos lábios, ou ver a programação ser pausada no momento em que você se levanta para ir ao banheiro. A tecnologia já existe e está em funcionamento.

Isso foi desenvolvido pela startup PredictGaze, que combina detecção de olhar, reconhecimento gestual e facial para criar maneiras mais naturais de controle. Controle de tudo, desde a TV até o carro.

A PredictGaze juntou algoritmos de aprendizado mecânico e visão computadorizada no software que pode usar uma câmera VGA para saber a direção em que as pessoas estão olhando, qual o gênero, se estão sorrindo e mais. Eles também conseguem identificar gestos, e tudo isso pode ser traduzido em ações a serem tomadas pelos dispositivos.

Para saber a idade, por exemplo, a empresa treinou o software com imagens de pessoas de várias idades. E a mesma coisa foi feita sobre gestos: uma porção de imagens de pessoas agindo de formas diferentes. No caso do rastreamento ocular, a câmera acompanha o alvo continuamente para calcular para onde ele está olhando.

O software foi colocado num game para iOS em que os usuários controlam o personagem movimentando a cabeça em frente à câmera do aparelho. Também há lojas no Japão que usam a tecnologia para rastrear os clientes na esperança de que as informações recolhidas possam ajudar a aumentar as vendas - bastaria oferecer cupons de desconto na hora certa ou simplesmente mudar as mercadorias de lugar.

Ao Mashable, Ketan Banjara, cofundador da startup, explicou que eles não têm várias tecnologias para fazer várias coisas e este é justamente o diferencial do produto. Apenas um software é capaz de observar gestos e olhar. As imagens não ficam salvas e nem são enviadas a servidores remotos, elas servem apenas para dizer ao software o que ele deve fazer.

Rachel Metz, do Mashable, visitou a casa de Banjara, na California, onde ele lhe mostrou como tudo isso é aplicado num ambiente doméstico. "Banjara e eu nos sentamos em frente a uma grande TV conectada a um iPad que rodava o software da PredictGaze. Assim que apareceu o vídeo de uma música da Rihanna na TV, Banjara se levantou e foi embora; nada aconteceu. Eu saí, e o vídeo foi pausado, já que a câmera frontal do iPad percebeu que ninguém ficou para assistir", conta ela.

Por ora, a empresa espera vender suas aplicações para outros adaptarem às suas necessidades, mas é possível que no futuro a PredictGaze desenvolva um hardware próprio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip