Smartphones com o Bada OS da Samsung vendem mais do que o Windows Phone

Smartphones com o Bada OS da Samsung vendem mais do que o Windows Phone

AUTOR:  · 11/15/2012 · 
img_bada_windows

… segundo a Gartner. A Samsung possui um leque variado de ofertas no mercado móvel. A sua principal oferta é caracterizada pela linha de Smartphones Galaxy com o Android. Por outro lado existe uma já longa parceria com a Microsoft que levou a Samsung a lançar ainda este ano um novo smartphone com o Windows Phone 8. Contudo, parece ser a linha de smartphones com o Bada OS que a samsung mais vende, logo a seguir aos smartphones com Android.

A Plataforma Bada da Samsung pode ser menos popular do que o Windows Phone, mas ainda assim supera a plataforma da Microsoft no que se refere a número de smartphones vendidos. As conclusões são do mais recente estudo de mercado da Gartner.

Segundo o mesmo estudo, o grande aumento de vendas de smartphones resume-se a iPhones (iOS) e dispositivos Android. o Bada regista uma subida para três por cento da quota de mercado mundial no 3º trimestre de 2012. Estes dados pintam um cenário mais complicado para o Windows Phone, já que os dispositivos vendidos até esta altura com a plataforma apenas representaram 2,4% deste mercado. No entanto, estes valores podem mudar à medida que os primeiros smartphones com o Windows Phone 8 começarem a serem vendidos.

Embora com a recente introdução no mercado do Windows Phone 8 a Microsoft tenha uma maior hipótese de sucesso, os dados que se ficaram a conhecer não são de facto notícias animadora nomeadamente no volume de vendas de smartphones com o Windows Phone 7 que a Nokia realizou.

Na verdade, a Gartner vai ao ponto de prever que os novos dispositivos Windows Phone 8 da linha Lumia vão apenas "ajudar a impedir o declínio no número de unidades vendidas pela Nokia" no quarto trimestre deste ano, sem a previsão de uma "melhoria significativa" até 2013. Apesar disso, a Nokia não é a única empresa que está a ter um quarto trimestre difícil. RIM e HTC caíram também no ranking dos fabricantes.

Não é de admirar que a Samsung ocupe o primeiro lugar no terceiro trimestre de 2012 com respectivamente 22,9 por cento do mercado, enquanto a Apple tem 5,5 por cento do mercado. Quanto à distribuição dos sistemas operativos a nível de sistema operativos móveis o Android tem 72,4 por cento de quota de mercado, um salto considerável dos cerca de 52,5% que registava na mesma altura do ano passado.

Em contraste, a quota de mercado do iOS diminuiu ligeiramente, passando dos 15% que tinha há ano para 13,9%. Contudo a Gartner prevê que este valor volte a crescer à medida que o novo iPhone 5 começar a ser vendido em alguns mercados mundiais. É contudo a RIM (Blackberry OS) e Symbian, que registam as maiores quedas.

Destes dados o valor mais interessante (e inesperado) são os cerca de 3% de dispositivos no mercado que têm o Bada OS. Talvez ultrapassar o Bada será a primeira barreira psicológica que a Microsoft tem de ultrapassar para ter as aspirações de algum dia ganhar uma quota de mercado importante nos smartphones. Não será fácil, principalmente por causa do Bada OS ser um sistema operativo da autoria da Samsung, na qual esta investe alguns recursos importantes e é promovido num vasto conjunto de dispositivos da gama wave.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip