Smartphones são o novo alvo dos cibercriminosos, alerta estudo

Crescimento do setor tem estimulado a criação de malwares para a plataforma móvel







Smartphone
Criminosos digitais agora miram as pessoas que acessam contas bancárias pelos smartphones, alerta um estudo da AVG Technologies. O 'Relatório de Ameaças', do terceiro trimestre deste ano, mostra o potencial de lucratividade dos ataques ao mobile banking, cujo crescimento contínuo do serviço tem atraído a atenção dos desenvolvedores de malwares.

Segundo o US Federal Reserve, 20% dos usuários de smartphones dos Estados Unidos acessam serviços bancários por meio dos aparelhos. “Uma pesquisa da PricewaterhouseCoopers estima que em 2015 o mobile banking será o principal canal de relacionamento entre correntistas e bancos”, afirma Mariano Sumrell, diretor de Marketing da AVG Brasil.

Ataques ao mobile banking seguem a mesma mecânica da disseminação em PCs: um link malicioso leva a ameaça ao usuário por e-mail ou SMS. A pesquisa da AVG mostrou que o Zitmo (também conhecido como Zeus-in-the-Mobile) é uma das crescentes ameaças com esse foco, burlando a autenticação utilizada nos serviços bancários online e possibilitando o acesso às contas bancárias.

Mariano Sumrell ressalta que os aplicativos disponibilizados pelas instituições bancárias podem ser mais seguros do que o acesso ao banco usando navegador. “Os aplicativos dificultam a interceptação de dados, porém os correntistas devem ter cuidado no momento de fazer o download, verificando a procedência para evitar a instalação de softwares maliciosos no smartphone”.

A AVG recomenda que os internautas que utilizam dispositivos móveis estejam atentos a potenciais ameaças vindas por e-mail, SMS ou aplicativos, mantendo o mesmo comportamento seguro necessário para utilização da internet em PCs. Os riscos também podem ser minimizados com a instalação de antivírus próprios para esse tipo de equipamento.



Comentários
Notícias Relacionadas
25/10/12: Gmail, Yahoo! e Outlook corrigem falha de segurança em seus serviços
Vídeos Relacionados
Qual é o melhor email gratuito do momento?
Qual é o melhor email gratuito do momento?
Testamos o Outlook, Yahoo e o Gmail em diversos pontos e descobrimos qual oferece as melhores ferramentas






















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip