Sistema Firefox OS

18 operadoras apoiam sistema Firefox OS


Barcelona - Dezoito operadores de telecomunicações, entre eles Telefónica, América Móvil e China Unicom, mostraram neste domingo seu apoio ao novo sistema operacional aberto para telefones celulares inteligentes, o Firefox OS, que nasce para competir com os sistemas fechados de iPhone e Android.

O sistema foi anunciado há um ano no Mobile World Congress (MWC) o congresso mundial da telefonia celular, por Mozilla e Telefónica para desenvolver celulares de baixo custo e hoje, um dia antes da abertura nesta cidade do MWC deste ano, em uma entrevista coletiva se informou de seu lançamento no mercado.

O Firefox OS está terminado e os primeiros celulares que o usam são dos fabricantes Alcatel, LG e ZTE embora a Huawei tenha anunciado que também lançará telefones com este sistema. Os primeiros dispositivos comerciais com Firefox OS serão vendidos na Espanha, Brasil, Colômbia e Venezuela em meados deste ano e no final, estarão disponíveis também em outros mercados da Europa e da América Latina.

Gary Kovacs, executivo-chefe da organização Mozilla, que apoia os sistemas abertos e é a criadora do navegador Firefox, destacou os benefícios de uma plataforma aberta que democratizará os smartphones.

Ele insistiu em que a Telefónica compartilhou desde o início a visão da Mozilla e seu papel foi fundamental no desenvolvimento do projeto.

O presidente da Telefónica, César Alierta, afirmou que o Firefox OS é uma iniciativa estratégica, que "mudará a rede emissora de valor predominante no mundo digital".

Para Alierta é um passo para restabelecer o equilíbrio no setor das telecomunicações já que os monopólios, disse, não são bons e destacou o interesse e o apoio da indústria ao projeto.

Alierta ressaltou que seus clientes serão os primeiros do mundo a contar com os novos celulares, tanto na América Latina como na Espanha, já que a Telefónica o incorporou a sua estratégia. Este lançamento se apresenta como um marco para o setor já que permite pela primeira vez a fabricação de dispositivos móveis segundo padrões web totalmente abertos, o que representa uma alternativa aos atuais sistemas móveis.

A Telefónica trabalhou com a Mozilla especialmente na parte de aplicativos para a criação da loja Firefox que inclui tais programas para portais como AccuWeather, AirBnB Box, Cut the Rope, Facebook, Nokia Here, MTV Brasil, Pulse News, SoundCloud, SporTV, Terra, Time Out e Twitter, assim como outros locais em cada região.

No ato se assinalou a oportunidade que o novo sistema oferece para os desenvolvedores já que lhes permite uma maior rentabilidade.

O sistema operacional Firefox OS é desenvolvido de acordo com os padrões web abertos o que faz com que cada função possa ser desenvolvida como um aplicativo HTML5.

Trata-se de uma plataforma muito flexível que permite aos operadores programar facilmente a interface e serviços locais.

Os criadores destacaram que para os consumidores ele irá representar celulares que oferecem uma experiência dinâmica, rica e aberta, que se integra facilmente com Facebook e Twitter e com controle de custos integrados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip