China acusa Google de boicotar concorrência

Ministério da Tecnologia na China reclama da dominância do sistema

eprodução
Android china
O Ministério de Tecnologia da China está preocupado com o poderio do Android. Para o órgão, o desenvolvimento do mercado de celulares regional está muito dependente do Google.

Para se ter uma ideia, no último trimestre de 2012, o Android ocupava 90% do mercado de sistemas operacionais móveis na China, enquanto o iOS, da Apple, ficava em segundo lugar com apenas 4,2%.

As autoridades chinesas afirmaram, em documento publicado na última sexta, 1, que o país tem capacidade para criar seu próprio sistema operacional.

No entanto, o texto diz que o Google prejudicou algumas empresas ao negar-se a compartilhar códigos do Android. Além disso, a empresa teria utilizado acordos comerciais para ameaçar o desenvolvimento da concorrência.

Em setembro do ano passado, por exemplo, a Acer lançaria um smartphone em parceria com a taiwanesa Alibaba. No entanto, o evento foi cancelado e ninguém comentou o assunto.

Apesar das críticas, o Ministério não recomenda nenhuma punição, implantação de políticas ou algo do tipo para reverter a situação.

Analistas ouvidos pela Reuters afirmam que a publicação do documento pode ser um sinal de que o país prepara políticas de regulamentação ao Google.

Segundo a agência, uma porta-voz da companhia na China recusou-se a comentar.

De acordo com a IDC, empresa de pesquisa, a China é o maior mercado de smartphones do mundo, representando 26,5% das vendas de aparelho ao redor do globo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip