Anatel libera teles para bloquearem celulares piratas


 A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) fez uma nova norma que libera as operadoras de celular a bloquearem chamadas feitas por telefones piratas. A medida será válida a partir de 2014.

Com isso, as teles terão de implantar o sistema de bloqueio com ajuda da Sinditelebrasil, a associação que representa o setor. O objetivo da medida é aprimorar os índices de qualidade das teles. Além disso, a iniciativa garantirá mais segurança aos clientes que ficam expostos ao excesso de radiação e correm risco de explosão das baterias dos aparelhos.Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, o novo sistema será capaz de cruzar a lista de registros nacionais e estrangeiros dos aparelhos para saber qual é autêntico. Se for pirata, o sistema conseguirá bloquear os sinais do telefone.

Isso é possível porque haverá um cadastro nacional de IMEIs válidos (número de registro de cada aparelho) que será cruzado com o código dos chips, o IMSI. Todo aparelho sai da fábrica com um IMEI. Quando é habilitado pela operadora, recebe também o IMSI.

Dessa forma, quando o aparelho é ligado, transmite os dois números às centrais das operadoras. Isso faz com que as teles possam identificar o aparelho e, sempre que o cliente fizer uma chamada, saber se o aparelho é ou não legítimo.

O celular pirata aparece no novo sistema como "avião fantasma". O sinal chega a ser captado pelas antenas, mas o IMEI não é identificado. Quando aparece, ele é igual à de outro telefone ou traz um número inexistente no catálogo de celulares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip