Aparelhos de telefone lideram ranking de reclamações de 2012, diz Procon
Os aparelhos de telefone foram os produtos que mais apresentaram reclamações em 2012, segundo o ranking divulgado pela Fundação Procon-SP.
O item teve 18% das queixas, com 7.204 reclamações. Em seguida, ficaram os computadores (14%), os móveis (10%) e os produtos de linha branca (10%). Veja a lista completa na tabela abaixo:
Produto | Nº de reclamações | % |
---|---|---|
Fonte: Procon-SP | ||
Aparelho de telefone | 7.204 | 18% |
Computador e Produtos de Informática | 5.582 | 14% |
Móveis | 4.192 | 10% |
Produtos da Linha Branca | 3.997 | 10% |
Televisão/Video Cassete/Filmadora/Video-Laser | 2.689 | 7% |
Vestuário | 1.726 | 4% |
Carro Usado | 1.393 | 3% |
Artigo de Leitura | 1.150 | 3% |
Artigo de Cozinha | 818 | 2% |
Colchão | 817 | 2% |
Principais problemas
De acordo com o levantamento, os aparelhos de telefone registram padrão de qualidade insatisfatório, com a apresentação de vícios de funcionamento e durabilidade abaixo das expectativas dos consumidores. O problema se agrava com suporte inadequado da pós-venda, pois frequentemente os fabricantes alegam que o defeito ocorreu por mau uso.
De acordo com o levantamento, os aparelhos de telefone registram padrão de qualidade insatisfatório, com a apresentação de vícios de funcionamento e durabilidade abaixo das expectativas dos consumidores. O problema se agrava com suporte inadequado da pós-venda, pois frequentemente os fabricantes alegam que o defeito ocorreu por mau uso.
Outra grande causa de demanda são os problemas relacionados à entrega, como produtos que não foram entregues, diferente do que foi contratado, ou relacionado aos atrasos e problemas na montagem, no caso de móveis.
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