iOS 7, pode passar por sua primeira reforma gráfica radical.

iOS 6: a próxima versão do sistema móvel da Apple deve trazer cores sólidas no lugar de texturas

Desde que foi apresentado por Steve Jobs, em 2007, o sistema operacional do iPhone e do iPad mudou pouco. Neste ano, com a chegada da versão iOS 7, ele pode passar por sua primeira reforma gráfica radical. O iOS 7 deve ser apresentado em junho, durante o evento WWDC, da Apple. Mas há relatos de que o desenvolvimento está atrasado.

A Apple não revela, é claro, o que está preparando para a próxima versão do iOS. Mas há razões para supor que o aspecto visual do sistema vai mudar bastante. Desde 2007, o iOS traz gráficos em que há abundância de gradientes e texturas, além de toques de esquiomorfismo, a imitação de objetos reais.A Bússola do iPhone é um bom exemplo disso, assim como o app Contatos do iPad, que imita uma agenda de de papel. Desde outubro do ano passado, quando Scott Forstall foi posto para fora da Apple, o desenvolvimento da interface do sistema passou a ser comandado por Jony Ive, o poderoso vice-presidente sênior de desenho industrial.

Segundo relatos, diferentemente de Forstall, Ive não gosta de esquiomorfismo e prefere traços simples, sem muitos gradientes ou texturas. Ele estaria levando, para o iOS, o estilo "clean" que caracteriza o hardware da Apple. Há pouco mais de uma semana, o Wall Street Journal disse ter confirmado isso com desenvolvedores de aplicativos que haviam conversado com engenheiros da Apple.

Rene Ritchie, do blog iMore, reforçou isso ontem: "Aparentemente, o trabalho de Ive está deixando muita gente contente. Mas vai deixar tristes os designers que gostam de gráficos ricos em texturas", disse ele numa discussão no site Branch.

O Wall Street Journal ressalva que a reforma gráfica deve ser conservadora. Ao menos essa é a expectativa dos desenvolvedores. Assim, ninguém deve esperar um visual parecido com o do Windows Phone, com suas cores fortes e total ausência de gradientes. O jornal diz, ainda, que, com a saída de Forstall, as equipes de hardware e software da Apple passaram a trabalhar mais bem integradas.

John Gruber, do blog Daring Fireball, observa que, pelo que se comenta na sede da Apple, em Cupertino, os engenheiros que desenvolvem o sistema operacional usam filtros polarizadores na tela de seus dispositivos móveis. Isso torna mais difícil, para uma pessoa próxima, espiar o que há na tela.

Nesta semana, circulou a informação de que há atraso no desenvolvimento do sistema operacional. "O iOS 7 está atrasado, e engenheiros que desenvolviam o OS X 10.9 foram transferidos para trabalhar nele", escreveu Gruber.

Ele lembra que algo parecido aconteceu antes da chegada do primeiro iPhone, em 2007. Na época, a Apple adiou o lançamento do OS X 10.5 Leopard em alguns meses. O motivo seria a transferência de engenheiros que desenvolviam o Leopard para o projeto do iPhone.

Tradicionalmente, a Apple apresenta uma nova versão do iOS todos os anos durante o WWDC, seu evento para desenvolvedores de aplicativos, que costuma acontecer em junho. Espera-se que, com o reforço na equipe, o prazo seja cumprido. Afinal, o iPhone é o produto mais importante da Apple hoje, e deve ter prioridade sobre o Mac.

Também é razoável supor que a Apple vá terminar o iOS 7 antes do lançamento da próxima geração do iPhone, que deve incluir tanto uma versão aperfeiçoada do iPhone 5 como um modelo de baixo custo, com construção em plástico em vez de metal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip