Primeira ligação por celular completa 40 anos

Motorola DynaTAC foi o celular utilizado na primeira ligação, há 40 anos

São Paulo - Há exatos 40 anos, em 3 de abril de 1973, o então vice-presidente da Motorola, Marty Cooper, realizou a primeira ligação a partir de um telefone celular.

Cooper utilizou o aparelho Motorola DynaTAC para ligar ao chefe de pesquisa da Bell Labs (então uma divisão da operadora AT&T), dizendo "estou ligando para checar se minha chamada soa bem para você".A ligação foi feita quando Cooper estava em frente ao hotel New York Hilton enquanto o pesquisador da Bell Labs - que também trabalhava para desenvolver o primeiro telefone celular - realizava uma coletiva de imprensa no local.

O dispositivo utilizado por Cooper para a chamada ainda era um protótipo do que viria a ser o Motorola DynaTAC 8000x. Mas a primeira ligação desencadeou uma revolução no mercado de comunicações e deu a Cooper o título simbólico de "pai do celular".

O aparelho foi o primeiro dispositivo móvel comercializado. Pesava 1,13 quilograma e trazia apenas um visor LED pequeno. Mesmo com suas fracas especificações ele custava na época US$ 3.995.

Cooper participou em diversos projetos inovadores na empresa como do primeiro pager e rádios portáteis para policiais, mas sua mais famosa contribuição continua a ser o celular DynaTAC, antecessor dos atuais iPhones e aparelhos Android.

Em comemoração aos 40 anos da primeira chamada, a Cisco criou um infográfico (veja abaixo) que destaca as principais inovações durante este período, desde a ligação de Cooper até o atual Google Glass.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip