Espionagem dos EUA alcança até o chat do Facebook


Surgiram mais informações sobre a bisbilhotagem tecnológica norte-americana, e mais uma vez foi o Guardian que trouxe os fatos ao público.
De acordo com o jornal britânico, existe um programa chamado XKeyscore que opera como uma central de e-mails, bate-papos de Facebook, histórico de navegação de internet... E não é apenas a Agência de Segurança Nacional que tem acesso a isso: analistas que trabalham sob contrato externo, também (Edward Snowden era um desses).
Por essa central de informações os agentes conseguem encontrar pessoas por endereço de e-mail, nome, número de telefone, tipo de navegador, idioma usado, endereço de IP e por palavras-chave. Até mesmo o texto contido nos e-mails pode ser usado em consultas.
Mas os dados são tratados de forma efêmera para não haver congestionamento, tanto que a maior parte é deletada dentro de 30 dias - afinal, em apenas um período de 30 dias em 2012 o programa reuniu mais de 41 bilhões de registros únicos.
Ao Guardian, a NSA garantiu que, sem mandato, somente estrangeiros podem ser espionados com o XKeyscore, e os analistas precisam preencher um formulário explicando por que aquela pessoa deve ser considerada um alvo. O sistema teria ajudado na captura de 300 terroristas desde 2008. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip