Cyanogen recebe investimento de US$ 7 milhões

O time do CyanogenMod agora faz parte da Cyanogen Inc.
ROM personalizada do Android pode vir pré-instalada em aparelhos no futuro.

O CyanogenMod é uma das opções mais interessantes para quem não está satisfeito com o Android que veio instalado em seu aparelho. Com tanta popularidade, os responsáveis pela iniciativa se sentiram confiantes para alçar voos mais altos: a Cyanogen virou oficialmente uma companhia de software e recebeu recentemente um aporte de US$ 7 milhões que a permitirá criar um fork do Android.

cyanogenmod

Explicando melhor, para a Cyanogen não basta mais disponibilizar ROMs alternativas do Android. Os planos agora são de oferecer um sistema derivado desta plataforma, com um nível de comprometimento mais profissional. Dadas as devidas proporções, a meta é audaciosa: ter o terceiro sistema operacional móvel mais popular do mercado, superando Windows Phone e BlackBerry.

Com o investimento obtido, a Cyanogen conseguiu montar uma equipe com 17 desenvolvedores. Para dar uma ideia de como as coisas mudaram, dois dos principais colaboradores do CyanogenMod, Steve Kondik e Koushik Dutta, foram contratados em tempo integral como líder de tecnologia e vice-presidente de engenharia, respectivamente.

Atualmente, os trabalhos da Cyanogen priorizam duas frentes. Uma delas é criar uma solução no estilo "clique e instale" para que o CyanogenMod deixe de exigir que o usuário execute uma série de passos para a sua instalação. A ideia é que este instalador esteja disponível no Google Play, atendendo apenas um número pequeno de aparelhos no início, mas expandido a compatibilidade para uma quantidade maior de modelos em um futuro próximo. Deverá haver também um instalador que funcione a partir do Windows.

Instalador do Cyanogen

A outra frente é uma parceria com uma fabricante de hardware de nome ainda não revelado. Sim, a ideia é oferecer aparelhos que saiam com o CyanogenMod de fábrica, o que faz bastante sentido, afinal, não dá para esperar ter o terceiro sistema móvel do mercado se este continuar tendo cara de alternativa "cool".

Este processo de profissionalização todo incluirá também mudanças de nome: o CyanogenMod deverá deixar de ter esta denominação, como é de se esperar. É possível que o sistema passe a se chamar simplesmente Cyanogen, mas até mesmo este nome poderá ser trocado.

A parceria com a empresa de hardware e a questão dos nomes deixam claro que novos detalhes deverão ser revelados em breve. Mas levando em conta o histórico que o projeto tem, já dá para apostar no sucesso desta nova fase

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip