Venda de tablets dispara 151% no Brasil


Tablet 12 polegadas
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Entre abril e junho deste ano, o Brasil comercializou 1,92 milhão de tablets, alta de 151% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a consultoria IDC. O desempenho dá aos portáteis participação de 35% no total de computadores vendidos no segundo trimestre, atrás dos notebooks (38%) e à frente dos desktops (27%).

O Android domina o mercado, assim como acontece com os smartphones. 95% dos tablets que saíram das lojas no período avaliados são equipados com o sistema operacional. Em 2012, eram 68%. A fatia de equipamentos de baixo custo, com preço de até R$ 500, dominou as vendas no com 55% do total. O preço médio dos tablets caiu de R$ 968 no segundo trimestre de 2012 para R$ 628.
 
"Apesar do domínio dos equipamentos mais baratos, vale a pena salientar que os fabricantes estão fazendo investimentos para melhorar a qualidade e evitar a frustração dos consumidores. Em médio prazo, isso deve levar a uma elevação no preço médio dos tablets", comenta Pedro Hagge, analista da IDC.
 
De acordo com Hagge, a expectativa de vendas de tablets no mercado brasileiro em 2013 foi revisada para cima – fala-se em 7,2 milhões de unidades, 120% a mais do que o registrado em 2012. No final do primeiro trimestre, a projeção era de 5,9 milhões de unidades neste ano.

"O Brasil é um mercado em ascensão para os tablets, com grande parte dos usuários comprando seu primeiro dispositivo. Nosso mercado continua muito sensível a preços, e os tablets são acessíveis para o poder aquisitivo do consumidor brasileiro, representando uma opção viável de sistema para uso básico e acesso à Internet", diz o analista. 
 
Embora os usuários domésticos sejam os principais compradores – 82% no segundo trimestre -, o mercado corporativo cresceu no período, e o setor de educação tem se destacado com grandes projetos, como o ProInfo, do MEC. Em pouco menos de um ano já foram entregues mais de 600 mil máquinas para escolas públicas.
 
Como tendência no segmento corporativo, Hagge aponta os dispositivos com sistema operacional Windows. "A entrada do Windows no mercado de tablets pode acelerar a adoção desses dispositivos pelas empresas, ao permitir a compatibilidade com aplicações corporativas para uso por trabalhadores remotos e também no próprio escritório", diz o analista.

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