ESPAÇO PARA ARMAZENAMENTO INSUFICIENTE - ANDROID


ESPAÇO PARA ARMAZENAMENTO INSUFICIENTE - ANDROID

José Dias - 16/09/2013

Não tenho um super celular e muito menos sou um expert no sistema Android, mas não engoli quando não foi permitido a instalação e atualização de programas por "espaço para armazenamento insuficiente" tendo 14MB livres! É claro que se no seu celular não existem espaço, você deverá desinstalar alguns programas ou passa-los para o cartão SD. Também não engoli a resposta da Samsung, que cito a seguir: "Acesse: menu, configurações, privacidade e restaurar padrões da fabrica. Antes salve todos os arquivos e contatos ou no PC ou em um cartão SD e para restaurar retire chip e cartão SD do aparelho." Esta seria a minha última opção!

Foi isso que me fez pesquisar durante três dias até achar a solução, que passo aqui para vocês, caso tenham o mesmo problema que eu. Meu celular é um Samsung Galaxy Young e depois de instalar algumas poucas aplicações recebo a mensagem acima citada. Fui a pesquisa e encontrei centenas de expert tomando para si uma dica que não funcionou! Todos exigiam permissão de superusuário, smartphone "rooteado" e instalação de pelo menos dois programas. Fiz isso tudo e não funcionou! No meu caso depois de fuçar muito consegui atualizar alguns programas mas era impossível instalar o WhatsApp.

A dica que tem "trocentos autores" diz que é necessário rotear o celular, superusuário e instalar o aplicativo Root Explorer, etc, etc. Vou coloca-la abaixo de modo reduzido, pois se você já pesquisou pelo Google já deve ter lido ela pelo menos umas vinte vezes.

A dica que não funcionou para o meu caso:

"Baixe e instale algum aplicativo explorer com acesso ao root, por exemplo o "Root Explorer". Seu aparelho necessita estar roteado. Em seguida:
- Android v. 4 vá até a pasta /data/app, localize o arquivo com a extensão .obex, que faça referencia ao aplicativo que apresenta o problema e em seguida delete o arquivo.
- Android inferior a versão 4, vá até /data/app se você não encontrou um arquivo com extensão .obex você pode tentar pelo caminho /data/data e deletar o arquivo com extensão .obex que faz referência ao app que apresenta o erro. Todos citam o Titanium Backup, o arquivo é com.keramidas.tutanium."

Acredito que a dica funcione em alguns casos, não no meu. Eu nem sabia qual o aplicativo que estava dando problema, nem ao menos sabia se era um aplicativo. O que eu sabia era que eu não conseguia atualizar programas e muito menos instalar um outro. As telas abaixo são do meu celular.

Foi quando achei em um fórum a dica valiosa e a explicação do problema. O que ocorre é que alguns celulares android possuem um aplicativo chamado SNS (Social Networking Service), que armazena dados e algumas informações de fotos, vídeos, emails, etc. e que por algum motivo (bug) acabam impossibilitando a instalação e atualização de programas. Existem usuários que ainda reclamam de travamento dos seus aparelhos.

Eu segui a dica do amigo e resolvi o meu problema. Espero que resolva o seu também!

Você pode seguir o passo a passo pelo vídeo ou pelo texto abaixo.

O Android do meu celular é o 2.3.6, não posso afirmar que irá funcionar em outras versões mais antigas.

1.    Acesse as configurações do celular;

2.    Entre em Aplicações;

3.    Gerenciar aplicações;

4.    Selecione na aba superior Todos;

5.    Procure SNS e acesse a pasta;

6.    Clique em limpar dados e aguarde.

Agora que você apagou os dados tente atualizar ou instalar o seu programa. Comigo funcionou muito bem.

Nestas pesquisas acabei conhecendo o programa Link2SD que facilita a transferência de programas instalados no celular para o cartão SD, uma mão na roda para conseguir espaço.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip