Motorola deixará clientes montarem seus smartphones


(Foto: Divulgação)


A Motorola já tinha deixado muita gente empolgada com o MotoMaker, que permite ao usuário escolher as cores do Moto X, e agora foi mais longe. A empresa apresentou o Ara, um projeto que visa a criação de smartphones totalmente personalizáveis.

Trata-se de uma plataforma de hardware livre para montagem de aparelhos modulares. "Queremos fazer pelo hardware o que o Android tem feito pelo software: criar um ecossistema vibrante de desenvoldedores, diminuir as barreiras à entrada, aumentar o ritmo de inovação e comprimir substancialmente os prazos de desenvolvimento", explica a empresa.

Reprodução

A ideia é dar ao usuário o poder de escolher como será seu smartphone, de que ele será feito, quanto custará e quanto tempo ele deve durar. O Ara divide os telefones em duas partes: endoesqueleto (endo) e módulos. Os módulos são "qualquer coisa": tela, teclado, bateria, "ou algo não pensado", como diz a Motorola; já o endo é o que segura tudo isso junto. 

A empresa se uniu a Dave Hakkens, criador dos Phonebloks - primeiro tipo de celular-Lego que surgiu -, e usará a comunidade dele para conversar com gente interessada no Ara. Nos próximos meses desenvolvedores serão convidados a participar do projeto, que ainda não tem uma data para colocar aparelhos nas mãos dos consumidores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip