Sony Xperia Z Ultra, o gigante de 6,4 polegadas com Snapdragon 800 e TV digital

A Sony anunciou neste fim de semana o Xperia Z Ultra no Brasil. Trata-se de um aparelho gigante de 6,4 polegadas que a empresa classifica como smartphone, mas eu prefiro chamá-lo de "tablet ultracompacto que faz ligações". Além do tamanho avantajado da tela, ele é grande por dentro: este é o primeiro aparelho a ser anunciado no Brasil com Snapdragon 800, o chip mais poderoso da Qualcomm até o momento.

Como o nome sugere, o Xperia Z Ultra parece uma versão esticada do Xperia Z, que não foi lançado no Brasil. Assim como o irmão menor, ele tem resistência à água, traseira minimalista de vidro e botão Power feito de alumínio. Com 6,5 mm de espessura, ele é mais fino que qualquer smartphone disponível hoje no mercado brasileiro (e a tela grande ajuda a aumentar a sensação de finura).

Com uma tela tão grande, fica claro que ele não foi feito para ser usado com uma mão só. A Sony até incluiu uma opção que faz o teclado ocupar predominantemente um dos lados da tela, mas mesmo assim a digitação não é muito confortável. E, como ele não é exatamente leve (são 212 gramas), há uma sensação de que o aparelho vai cair no chão a qualquer momento. O jeito é segurá-lo com as duas mãos, como um tablet, portanto.

O Xperia Z Ultra tem processador quad-core Snapdragon 800 de 2,2 GHz, GPU Adreno 330, 2 GB de RAM (com entrada para microSD de até 64 GB), tela TFT LCD de 6,4 polegadas com resolução de 1920×1080 pixels (342 ppi), bateria de 3.000 mAh e câmera de 8 MP com gravação de vídeo em 1080p. O modelo que será vendido no Brasil tem suporte ao nosso 4G e sintoniza TV digital.

O desempenho do Xperia Z Ultra tem sido ótimo, como era de se esperar. As primeiras fotos com a câmera decepcionaram um pouco: parece que a Sony exagerou no pós-processamento por software, o que fez as imagens ficarem com pouco ruído, mas com baixa nitidez . A TV digital é um bom diferencial, mas ele suporta apenas o padrão 1-seg, ou seja, as imagens dos canais têm resolução de apenas 320×240 pixels, o que é uma pena.

O Xperia Z Ultra será lançado no Brasil até o final de outubro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip