Alcatel One Touch Evo 7: um pouco devagar, mas com um bom design e suporte ao 3G

Alcatel One Touch Evo 7

Enquanto o mercado de tablets de 10 polegadas está praticamente dominado pelo iPad, no quesito polegadas menores vemos dezenas ou mesmo centenas de modelos competindo entre si. A verdade é que uma parcela significativa desses modelos é composta por modelos, bem... péssimos! Mas outros até são "usáveis", embora básicos. Esse é o caso do Evo 7 da Alcatel que, embora possua uma configuração básica demais para agradar a usuários mais exigentes, é uma opção interessante para quem não quer gastar muito e está atrás de um modelo com 3G

Design

Como acontece com o M'Pop, também da Alcatel, o design é um ponto de destaque mesmo se tratando de um modelo básico. A parte da frente traz somente a tela e bordas pretas, ambos cobertos pelo mesmo vidro, embora esse não traga nenhum tipo de proteção contra óleo ou riscos. A parte traseira é uma combinação de um plástico emborrachado nas extermidades com uma placa de metal no centro, bastante bonito em nossa opinião.

O Evo 7 é um pouco pesado, com 390 gramas e não chega a ser fino, com aproximadamente 11 milímetros de espessura (um tijolo se comparado ao Nexus 7 2013), mas a pegada é bastante confortável e firme devido à parte emborrachada. Ainda que modelos mais finos sejam mais atraentes, um modelo mais grosso com chanfros nas laterais é mais ergonômico de se utilizar, algo que é possível de se observar comparando um Galaxy S4 e um Moto X.

O Android embarcado é o 4.0 Ice Cream Sandwich, uma versão já desatualizada e que dificilmente será atualizada. Uma boa escolha, já que as configurações do Evo 7, como veremos mais adiante, não suportariam o nível de 3D necessário para rodar o Jelly Bean. A vantagem é que a versão da Alcatel é extremamente semelhante à versão pura do Android, contando com pouquíssimas alterações, uma raridade nos dias de hoje e que consideramos uma escolha certa.

As 7 polegadas de tela possuem resolução 1024x600, resultando em uma densidade de pixels de 170 pontos por polegada. Baixa? Bem, isso é relativo, já que mesmo o Galaxy Tab 3 de 7 polegadas vem com essa resolução e muitos usuários ficam bem satisfeitos. A qualidade de reprodução de cores não é das melhores, assim como os ângulos de visão, mas, considerando a faixa de preços do Evo 7, estão dentro do esperado.

Desempenho

Qualquer chip de dois núcleos já é capaz de entregar uma boa experiência de uso para os usuários, por isso ficamos surpresos em ver que o Evo 7, lançado em pleno 2013, vem equipado com um chip single core de 1 GHz e 1 GB de memória RAM. Essa configuração ainda fazia sentido quando os tablets utilizavam o Android 3.0 Honeycomb, mas não entendemos a escolha da Alcatel por um processador tão fraco, ainda mais considerando que o processador é um componente extremamente barato para os fabricantes.

De qualquer forma, o usuário pode esperar um bom desempenho para tarefas básicas e aplicativos de produtividade, mas mesmo navegar na internet é uma tarefa meio desgastante, demorando vários segundos para carregar páginas simples. Em jogos é basicamente a mesma situação, rodando alguns títulos mais simples como Angry Birds (as primeiras versões não-HD), Cut the Rope, Temple Run e assim por diante – mas nada de tentar abrir um Dead Trigger da vida, ou um Asphalt 7 ou 8.

Aliás, para esses dois últimos títulos teríamos um problema adicional, que é a baixa quantidade de memória interna, de 4 GB (em que aproximadamente 2 GB ficam disponíveis para o usuário), algo esperado para um modelo nessa faixa de preço. Comprar um cartão microSD (suporte para até 32 GB) é essencial para armazenar dados multimídia, como fotos, músicas e vídeos.

Uma regra de modelos mais básicos e que o Evo 7 está invariavelmente incluso é a baixa duração de bateria, suportando cerca de 5 horas de uso e 4 horas reproduzindo um filme em alta definição. Até aí, sem grandes problemas, mas ele consome bastante energia mesmo com a tela desligada: aguentou cerca de 3 dias somente. Quem está pensando em adquirir o Evo 7 é bom levar em consideração que, como acontece com notebooks, é necessário levar o carregador junto ao gadget na mochila.

Câmera e extras

Não há muito o que falar aqui. A câmera frontal é de 2 megapixels com qualidade VGA, não contando com nenhum extra para melhorar o seu desempenho, além de se comportar muito mal em condições de baixa luz. Para quem pretende tirar fotos de baixa resolução, para o Instagram, por exemplo, ela até serve, mas apresenta granulações em resoluções mais altas, sendo um bom quebra galho para usar o Skype. Não há câmera traseira.

Nos extras temos somente o básico: GPS, 3G (um bom diferencial nessa faixa de preços, com modem destacável), Wi-Fi padrão b/g/n e Bluetooth 2.0 (também já desatualizado). Ficamos bastante supresos com o fato do Evo 7 não ter suporte a rádio FM, algo que o público brasileiro gosta e que está presente até em modelos mais básicos.

Conclusão

O Alcatel One Touch Evo 7 pode ser encontrado pelo preço sugerido de R$ 599, preço bastante acessível para um modelo 3G. Ponto para a Alcatel pela honestidade, já que muitos fabricantes de modelos mais baratos enganam o usuário com a propaganda "tablet compatível com um modem 3G", obrigando-o a comprar o modem separadamente para usar o recurso (falta de vergonha na cara, diga-se de passagem).

Um modelo bonito, simples e com tela compatível com o seu preço. Terrivelmente lento, mas ainda assim uma boa opção, com um bom custo-benefício. Para quem precura um modelo com uma construção melhor, 3G e não quer fugir muito da faixa dos R$ 600, o Evo 7 é uma boa opção, mas já deixamos avisados que o seu baixo desempenho é maior do que esperaríamos de um modelo com processador de 1 GHz, engasgando uma série de vezes, mais do que o ideal para uma boa experiência de uso.

Vantagens

  • Design acima da média;
  • Suporte ao 3G;
  • Um bom conjunto de recursos para a sua faixa de preços.

Desvantagens

  • Bem, mas bem devagar;
  • A tela poderia ser melhor;
  • Bateria de baixa autonomia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip