BlackBerry aumenta a compatibilidade de apps Android


Uma das formas que a BlackBerry encontrou para poder aumentar substancialmente o número de apps para seus smartphones foi permitir que apps para Android rodem. É inteligente, mas não funcionou como deveria. Agora, a empresa canadense está aumentando a compatibilidade destes aplicativos, ao facilitar a forma como eles são portados de uma plataforma para outra.

BlackBerry Q10
BlackBerry Q10, que roda o BB 10

Uma atualização recente em seu kit de desenvolvedor diminuiu substancialmente o trabalho que o desenvolvedor precisa para fazer com que o app que está no Android rode perfeitamente em um BlackBerry 10. A mudança é tão drástica, que no começo do ano que vem alguns apps do sistema operacional móvel do Google poderão rodar nos BlackBerry sem qualquer alteração no pacote de instalação, o APK.

O BlackBerry 10 foi criado com base em um sistema operacional bem famoso, chamado QNX. Mesmo assim, dentro deste pacote há uma espécie de máquina virtual que permite que alguns aplicativos Android rodem. Isso acontece desde o começo do BlackBerry 10, mas nem todos os apps podem rodar tão facilmente assim. A atualização do BB 10 para a versão 10.2.1, que chegou recentemente, permite apps do Android 4.2.2, conexão Bluetooth, compartilhamento de dados entre apps e a possibilidade de correção de pronuncia.

Mesmo com tanta ajuda, ainda é necessário certo trabalho e troca de algumas linhas para que o app possa rodar no aparelho - trabalho que pode ter deixado desenvolvedores desinteressados, já que não há um grande número de bons apps lá. A partir de 2014, este cenário mudará e os APKs poderão ser instalados diretamente no aparelho, sem necessidade de reprogramação. Porém, esta facilidade enorme necessita de alguns requisitos, como recursos que o BB 10 pode trabalhar.

Esta pode ser uma ótima ajuda para a plataforma, já que se, por exemplo, o Instagram não quer criar um app para o BlackBerry, é só pegar o APK do Android e jogar lá dentro. Pronto!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip