Conheça 10 excelentes aplicativos para seu Android 'rooteado'

Luc Julia


Quem é dono de um smartphone ou tablet Android e sente curiosidade ou necessidade de usá-lo de forma mais versátil, fatalmente lidará com o famoso Root. Com esse recurso, que libera o usuário padrão para que ele acesse todo o sistema operacional móvel, é possível instalar aplicativos que usam as permissões adicionais para habilitar recursos antes inacessíveis por meios normais e que geralmente trazem muitos benefícios para o usuário.

Entre outras coisas bacanas, é possível prolongar a autonomia da bateria, ativar controle da tela de toque por gestos, aumentar a potência do processador e até mesmo fazer backup de todos os seus dados e aplicativos para sincronizá-los na nuvem.

Você que comprou seu primeiro gadget Android e acompanha o Canaltech certamente ficou curioso a respeito do Root em aparelhos Android, certo? Desbloqueou o acesso padrão do Android do seu celular e agora deseja acrescentar a ele novas e interessantes funcionalidades, não é verdade? Talvez esta seleção de aplicativos que preparamos sirva como um bom pontapé inicial. Separamos 10 programas que consideramos bastante úteis e versáteis para você experimentar.

Grande parte desses aplicativos só funciona em aparelhos com Root habilitado. Alguns deles até podem funcionar em aparelhos não rooteados, mas nessa condição nem todas as funções do app poderão funcionar satisfatoriamente.

Greenify

Greenify

O Greenify oferece uma função bastante interessante: para economizar a bateria ele permite que o usuário selecione um ou mais apps e os coloque em um estado de hibernação. Quando não estiverem sendo usados, eles não irão mais rodar em segundo plano, consumir dados de 3G ou rodar processos ocultos. Ao abrir um aplicativo hibernado ele sairá desse estado inerte e voltará a funcionar mais rapidamente do que se ele abrisse de forma convencional.

Sem dúvida um excelente recurso para celulares mais antigos e lentos. Só tome cuidado para não hibernar seu messenger, ou você pode acabar deixando de receber notificações de novas mensagens!

Full!Screen

Full!Screen

Este app é especial para celulares de telas pequenas: a função dele é simplesmente esconder a barra inferior do Android, onde ficam os botões Voltar, Home e Menu. Assim a área útil da tela aumenta alguns milímetros, dando mais espaço para o que realmente importa.

Nos cantos inferiores da tela, no lugar da barra de botões, ficam dois ícones semitransparentes e bem discretos: o da esquerda é o botão Voltar (e ao se manter pressionado abre a lista de apps recentes) e o da direita é o botão Home que, se mantido pressionado, desativa o Full!Screen e devolve a barra convencional para a tela do seu smartphone.

LMT Launcher

LMT Launcher

Existem diversos Launchers disponíveis para Android, que acrescentam funções diversas, ativam atalhos para funções úteis ou apenas mudam completamente o visual do sistema. Entre eles, o LMT Launcher certamente é um dos mais versáteis da atualidade.

Com diversas opções úteis, o LMT Launcher permite que se ative um conjunto de atalhos dinâmicos com botões em formato de "leque", que dão acesso rápido aos botões Home, Voltar e Menu, ativação de WiFi/3G e quaisquer outros botões úteis. Esse "leque" de atalhos pode ser posicionado nas laterais ou na parte de baixo da tela, substituindo a barra de opções padrão e também exibindo notificações diversas no lugar dela.

O LMT Launcher não está disponível no Google Play Store. Seu instalador .apk pode ser baixado diretamente do fórum oficial do XDA Developers. Antes de baixá-lo, é necessário ativar a opção de instalação de aplicativos desconhecidos, em Configurações > Segurança.

Assistive Zoom

Assistive Zoom

Nem todos os usuários conseguem usar bem o gesto de "pinça" para dar zoom na tela do celular ou tablet, seja por questões ergonômicas ou apenas por falta de costume. Para estes usuários existe o Assistive Zoom que simula os dois toques necessários para aproximar e distanciar o conteúdo com o toque de apenas um dedo na tela.

WiFinspect

WiFinspect

Esta ferramenta é extremamente útil para profissionais de TI, especialmente quem trabalha com segurança em redes de computadores. O WiFinspect é um conjunto de ferramentas de segurança e diagnóstico de redes sem fio que permite examinar pacotes de dados, testar senhas padrão de roteadores, escanear portas, varrer a rede em busca de vulnerabilidades de segurança, entre outras funções críticas.

Mas atenção: usar esse tipo de aplicativo para explorar redes alheias e coletar seus dados sem autorização é crime! Use-o apenas para diagnosticar sua própria rede sem fio ou para inspecionar as redes WiFi para as quais você tem permissão.

CPU Tuner

CPU Tuner

Uma excelente ferramenta para manipular o funcionamento do processador do seu gadget, que cria perfis para fazer overclock (e aumentar a potência e desempenho do dispositivo) ou underclock (para poupar a bateria, mas talvez sacrificando um pouco a fluidez do sistema). Configure-o com cuidado.

GMD Gesture Control

GMD

O Good Mood Droid Gesture Control é um aplicativo muito versátil e divertido que ativa comandos por gestos na tela do seu smartphone ou tablet. Arraste quatro dedos "de fora para dentro" para minimizar todos os apps abertos ou "de dentro para fora" para acionar atalhos rápidos para outros apps; deslize 4 dedos para a esquerda ou direita para passar de um aplicativo para outro, ou 3 dedos de cima para baixo para voltar para a tela anterior, entre outras opções.

Caso os gestos padrão não sejam suficientes, você ainda pode criar e salvar seus próprios gestos para usá-los à vontade.

Network Log

Network Log

Deseja monitorar quantos e quais apps consomem os dados da internet do seu celular? Com o Network Log isso é possível e bem fácil de fazer. Instale-o, ative-o e ele passará a gerar um gráfico mostrando o uso de dados via WiFi ou 3G de cada aplicativo instalado.

Como este é um app mais técnico, ele também mostra outras opções avançadas, como as portas de entrada e saída abertas e usadas pelos apps. E tudo é salvo em um arquivo de log para exame posterior.

Titanium Backup

Titanium Backup

Aplicativos, configurações de aplicativos, configurações de sistema, dados de agenda, mensagens, saves de jogos, dados salvos na memória interna ou no cartão SD: o Titanium Backup é o queridinho de 10 em cada 10 usuários de Android rooteado simplesmente porque ele faz o backup de absolutamente TODOS esses dados do seu smartphone ou tablet e os restaura com a mesma facilidade. Com poucos cliques, um gadget Android recém-formatado fica no mesmo estado de antes da limpeza do sistema com este aplicativo.

Apesar de sua interface pouco amigável à primeira vista, o Titanium Backup é muito fácil de usar e cheio de recursos, mesmo em sua versão gratuita. Além do backup e restauração geral do sistema, é possível agendar a execução dessas operações automaticamente em horários predeterminados. Sem dúvida uma dos apps mais úteis existentes no ecossistema do Android.

DataSync

DataSync

Depois de fazer seu backup geral com o Titanium Backup, obviamente você vai querer guardar tudo em um lugar seguro, certo? O DataSync tem a capacidade de sincronizar seus dados entre dois ou mais dispositivos Android e ainda permite salvar os arquivos de backup em uma conta do Dropbox ou do Box.com.

E então? Gostou desta pequena seleção de aplicativos para Androids rooteados? Conhece outros apps úteis e interessantes? Compatilhe conosco nos comentários!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip