Cyanogen lança aplicativo que torna muito mais fácil instalar o CyanogenMod em seu dispositivo móvel

Instalar alternativas do Android em dispositivos móveis começa, enfim, a deixar de ser uma tarefa complexa. A Cyanogen acaba de apresentar a primeira versão final do CyanogenMod Installer, um aplicativo que facilita e muito a instalação das ROMs disponibilizadas pela empresa.

O CyanogenMod é uma das opções mais interessantes do Android para quem não está satisfeito com a versão instalada de fábrica em seu aparelho. A sua popularidade aumentou tanto que a ideia se transformou em um negócio que, como tal, precisa crescer, razão pela qual a Cyanogen está buscando formas de tornar a sua versão do Android acessível para um número maior de usuários.

O CyanogenMod Installer faz parte destes esforços. Para usá-lo, é necessário instalar o programa em um computador – por enquanto, só há versão para Windows. Quando em execução, a ferramenta orienta o usuário a conectar o dispositivo a ser atualizado à máquina via USB e, em seguida, a instalar nele um app para Android que completará o procedimento.

Cyanogenmod Installer

A partir daí, é só seguir os passos. O programa se encarregará de baixar o CyanogenMod (atualmente na versão 10.1, baseada no Android 4.2) e de instalá-lo. Sequer será necessário "rootear" o aparelho ou desbloquear o bootloader, garante a empresa. Mas, como estamos falando da instalação de um novo sistema, é óbvio que o usuário precisa tomar cuidados básicos, como salvar a sua lista de contatos e fazer backup de suas fotos.

O CyanogenMod Installer é uma ideia excelente, mas tem uma importante limitação: a lista de aparelhos compatíveis é pequena, contemplando, basicamente, modelos das linhas Samsung Galaxy, HTC One e Google Nexus.

É claro que a gente pode esperar que esta lista aumente substancialmente nos próximos meses, afinal, as metas da Cyanogen são ambiciosas. Tanto que, nos planos da empresa, está também a ideia de fazer com que alguns aparelhos saiam de fábrica com o CyanogenMod já instalado. O Oppo N1 será o primeiro deles.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip